Tudo que você precisa saber sobre Cheque especial

Tudo que você precisa saber sobre Cheque especial

É verdade. Raramente encontraremos quem nunca tenha passado por uma dificuldade financeira, ainda que momentânea e que, em alguns casos, entrou no cheque especial.

Tire todas as suas duvidas conosco sobre essa forma de crédito tão popular, mas que, se não for bem utilizada, pode ser uma verdadeira armadilha.

O que é o cheque especial?

O cheque especial é um crédito disponibilizado pelo banco para ser utilizado em casos de emergência. O limite é aprovado com antecedência de acordo com o perfil, comprovação de renda e relacionamento do cliente.

Há bancos que diminuem as taxas em razão da quantidade de produtos consumidos pela pessoa daquela instituição, como seguros, poupança, alguns fundos e saldo médio, por exemplo.

Como quase tudo na vida, o cheque especial também tem vantagens e desvantagens.

Vantagens do cheque especial

  • Emergências. Pagamento de uma conta inesperada, como um gasto médico, aumento de convênio médico ou condomínio, por exemplo;
  • Conveniência. É simples, rápido e prático, não dependendo de análise de crédito, cuja aprovação já fora realizada com antecedência;
  • Oportunidade. Existem casos em que surge uma oportunidade imperdível que justifique seu uso para não perder um negócio;
  • Múltiplo uso. Pode-se pagar contas, emitir cheques, fazer transferência e até sacar o dinheiro;
  • Período sem juros. Há bancos que oferecem de 7 a 14 dias sem cobrança de juros exceto o IOF (Imposto sobre Movimentação Financeira). Fique atento, pois se passar, os juros são cobrados de todo o período.

Desvantagens de entrar no cheque especial

A maior desvantagem é, sem dúvida, o valor dos juros, porque são altíssimos devido ao fato de ser um crédito oferecido ao cliente sem necessidade de garantia de sua parte.

Para você ter uma ideia, imagine precisar de R$ 1.000,00 e ter de pagar R$ 5.173,90 após 12 meses. Bastante assustador, não?

Nem estamos mencionando a correção monetária e aquele IOF do qual falamos anteriormente. E, se você estourar seu limite, ou seja, gastar mais do que o crédito disponibilizado, ainda pagará uma multa.

Ademais, qualquer valor entrado na conta vai compulsoriamente cobrir a dívida. Assim, entrou seu salário na conta? A primeira coisa que o banco faz é retirar o valor devido.

Riscos do cheque especial

O grande perigo é utilizar o limite como um hábito. A recorrência, não apenas torna a pessoa refém da situação, como gera um endividamento ainda maior.

A taxa de juros exorbitante do cheque especial termina por comprometer a própria renda da pessoa, que começa a sentir que está em um caminho sem volta. No entanto, lembre-se de que para todo problema há uma solução.

Como sair do cheque especial?

Entrar no cheque especial é muito simples. Entretanto, aqui vão algumas dicas para sair dele:

Tenha disciplina e persistência;

  • Pegue um empréstimo com juros menores e quite o cheque especial;
  • Renegocie a dívida com o banco;
  • Parcele o valor devido;
  • Diminua o limite de crédito.

O grande segredo para sair do cheque especial e quitar todas as suas dívidas e manter o seu controle financeiro pessoal em dia. Organizar sua vida financeira é o primeiro passo para gastar menos e consequentemente diminuir, ou parar, o gasto do cheque especial.