Franquias como opção para os iniciantes no mundo do empreendedorismo

Franquias como opção para os iniciantes no mundo do empreendedorismo

Quem é iniciante no mundo do empreendedorismo sabe as diversas dúvidas que surgem antes de investir num negócio. Desse modo, pensar em qual modelo apresenta mais chances de crescer e obter sucesso é fundamental para que o investimento seja assertivo. Nesse post vamos mostrar como as franquias podem ser ideais para quem está querendo abrir seu próprio negócio.

Diferente de iniciar um próprio negócio do zero, as franquias possuem características que amenizam os riscos do investidor. Veja como você pode investir em uma franquia e iniciar no mundo do empreendedorismo de uma vez por todas!

Marca consolidada no mercado

As franquias são modelos de negócio onde um empreendedor compra os direitos de usar uma determinada marca, seus produtos e serviços. Esse modelo se caracteriza por ser um negócio onde já foi testado, obteve êxito e sabe exatamente quais os caminhos para se chegar ao sucesso.

Dessa forma, é muito mais vantajoso e seguro investir em algo que já teve sucesso do que começar do zero e arriscar em algo novo. Claro, tudo depende do seu planejamento e da área onde pretende investir.

No entanto, se considerarmos quesitos como inexperiência no mundo dos negócios, as franquias oferecem muito mais segurança para o seu investimento.

Treinamentos para gestores e colaboradores

Os modelos de franquias oferecem treinamentos exclusivos para quem deseja investir na sua marca. Algumas franquias oferecem treinamentos que envolvem os proprietários, gestores e colaboradores. Tudo isso pensando na otimização das tarefas e na execução do trabalho de forma padronizada.

Assim, mesmo que você não tenha experiência com a área de atuação da franquia ou pouco saiba sobre o produto/serviço prestado pela franquia, certamente isso não será um empecilho para a abertura do seu próprio negócio.

O treinamento serve justamente para você entender o negócio, manter o padrão de atendimento da franquia, tirar dúvidas, entre outras situações. Ou seja, o investimento em franquia elimina os riscos de investir em um negócio ser ter um conhecimento técnico e de gestão, por exemplo.

Suporte aos investidores

E por falar em gestão, as franquias oferecem ao investidor um suporte exclusivo para apoio no dia-a-dia do negócio. Seja no gerenciamento financeiro, na parte de vendas, marketing, logística, ou qualquer outra área.

Ou seja, o investidor tem a quem recorrer caso encontre algum problema, dificuldade ou desafio enquanto estiver operando a franquia.

Plano de negócios

Empresas que iniciam sem um bom plano de negócios já começam errado e tendem a quebrar mais rápido. Ao investir numa franquia, você já tem um plano de negócios completo para começar a trabalhar em seu negócio. Isso incluí:

  • Localização, infraestrutura e equipamentos;
  • Pesquisas sobre clientes ideias para a franquia;
  • Gerenciador Financeiro Empresarial para manter a boa saúde financeira;
  • Metas de vendas, faturamento médio, noções de estoque, etc.;
  • Investimentos, lucros e prazo de retorno;
  • Plano de ações.

Ou seja, isso tudo já está pensado e pronto para ser executado. Bem mais fácil que planejar tudo isso começando um negócio do zero, não é mesmo?

Economia com publicidade e marketing

Iniciar uma empresa requer um investimento considerável em publicidade e ações de marketing. Afinal, ninguém conhece sua empresa e você precisa encontrar meios para inseri-la no mercado.

Já no caso de uma franquia, a etapa de consolidar a marca e alcançar espaço muitas vezes é eliminada ou atenuada. E com isso, as ações de publicidade e marketing requerem um esforço menor dos franqueados.

Em alguns casos, basta pagar a taxa de publicidade para a franqueadora e ter todos os benefícios de uma estratégia de marketing eficiente que colaborará com a atração de clientes para o seu negócio.

Gostou dessas dicas? Continue em nosso blog e saiba mais sobre os modelos de franquias e quais as vantagens de investir nelas!