Dicas para se planejar financeiramente para chegada do bebê

Dicas para se planejar financeiramente para chegada do bebê

Quando há programação financeira para a chegada do bebê, a fase se torna muito mais fácil e sem preocupações com o futuro, ou ainda, com as novas despesas que vêm com os filhos. Isso, porque o casal que se planeja financeiramente pode se deixar curtir apenas os aspectos emocionais desse momento.

Essa preparação começa antes do bebê ou quando ele ainda está na barriga da mãe. São estratégias que estão relacionadas a se organizar melhor o controle financeiro pessoal, poupar mais dinheiro e sobretudo, pensar a longo prazo. Pode parecer complicado, mas não é, basta se organizado e seguir as nossas dicas à risca. Veja!

Controle Financeiro Pessoal

Se vocês ainda não têm uma organização em relação aos recursos financeiros do casal, é importante o gerenciamento das finanças para colocar as contas em dia. Afinal, uma criança gera muitos custos, representam novas despesas fixas, e é preciso ser organizado para não se atrapalhar com as novas contas e comprometer o futuro da família.

Tenha uma reserva de emergência

Como seu nome já diz, a reserva de emergência é um valor separado todos os meses para um fundo que será usado apenas em situações emergenciais, como despesas com medicamentos, conserto de carros, entre outros. São aquelas situações que não queremos que aconteçam, mas que devemos estar sempre preparados financeiramente para resolver, sem ter prejuízos financeiros.

Pense na Educação do bebê

Um fundo destinado à Educação do seu filho pode ser uma forma especial de ajudá-lo a buscar capacitação profissional no futuro. Os pais desejam o melhor para seus filhos e, fazer uma reserva financeira, desde antes da chegada do bebê, destinada aos estudos, pode ser um grande investimento para ele e fazer toda a diferença.

Aumente o patrimônio familiar

Também é um grande presente poder iniciar a juventude e a vida adulta com um suporte dos pais. Investir, por exemplo, um ponto comercial, um apartamento ou um carro, pode ajudar o seu filho no futuro a iniciar a vida adulta com o pé direito. Então, pense em fazer agora um investimento desse tipo para a família.

Faça investimentos

A poupança era e ainda é, uma forma muito comum para pais guardarem dinheiro ao longo do tempo, para seus filhos retirarem quando estivessem adultos. Entretanto, em comparação a outras formas conservadoras de investimento, o rendimento da poupança é muito baixo. Por isso, é interessante buscar opções que sejam rentáveis e não apresentem riscos.

As dicas que selecionamos são o mínimo de preparação para os pais que querem se planejar financeiramente para a chegada do bebê. Sabemos que nessa fase não é desejável pensar em tantos aspectos de cunho financeiro, pois o emocional pode falar mais alto. Entretanto, o planejamento é justamente a chance de aproveitar o momento sem preocupações adicionais.

Por isso, anote todas essas dicas e coloque em prática, não deixe de pensar no futuro, pois tanto os pais quanto os filhos, verão a grande diferença que essa boa administração do dinheiro pode fazer.

Gostou? Leia mais posts como este em nosso blog!

Procurando um gerenciador financeiro pessoal? Clique aqui e conheça agora!