Cuidados que você precisa ter na hora de solicitar um empréstimo

Cuidados que você precisa ter na hora de solicitar um empréstimo

Contratar empréstimos pode ser uma solução para o pagamento de dívidas pessoais ou de uma empresa. Também, pode ser uma forma de você realizar sonhos, como fazer um curso superior, adquirir a casa própria, comprar um automóvel ou expandir os negócios.

Contudo, é preciso ficar atento às ofertas do mercado e ter cuidados na hora de escolher o empréstimo correto para as suas necessidades. Neste artigo, citamos 5 precauções necessárias para quem busca solicitar um empréstimo com segurança e sem surpresas desnecessárias no futuro.

Pesquise as opções disponíveis no mercado e tome cuidado com golpes

A contratação de empréstimo é um tipo de serviço que só pode ser oferecido por instituições financeiras registradas no Banco Central. Este é o primeiro cuidado para verificar se uma distribuidora de crédito é confiável e atua dentro da legalidade.

Para beneficiários do INSS, ainda, os empréstimos só podem ser oferecidos por instituições autorizadas pela Previdência Social. Qualquer empresa de créditos que não esteja adequada a essas exigências deve ser desconsiderada, para evitar problemas e golpes futuramente.

Outra forma de saber mais sobre o trabalho e reputação das instituições financeiras é visitando o site Reclame Aqui. Nele, é possível conferir depoimentos de pessoas que já recorreram aos serviços da empresa e tiveram problemas.

Lembre-se também de observar se o banco ou financeira não apresenta propostas de empréstimo muito diferentes do restante dos concorrentes. Isso pode ser um alerta de algum tipo de golpe e propaganda enganosa.

Preste atenção no Custo Efetivo Total (CET)

É preciso ficar atento, também, a informações a respeito de custos adicionais. A empresa que oferece o empréstimo pode cobrar taxas acessórias pelo cadastramento, abertura de crédito, seguros etc. Além disso, há impostos que serão incluídos no custo total do empréstimo.

Todos esses valores complementares correspondem ao CET (Custo Efetivo Total). Portanto, na hora de escolher a melhor financeira para o seu empréstimo, não avalie apenas as taxas de juros cobradas. Leve também em consideração o CET que, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), precisa ser informado pela instituição financeira antes do fechamento do contrato.

Faça simulação de empréstimos online

Muitas instituições financeiras oferecem a possibilidade para o cliente fazer simulações online do empréstimo. Dessa forma, é possível que você tenha mais conhecimento sobre condições de pagamento (antecipação e atraso de parcelas, taxa de juros etc.) e prazos oferecidos pela concessionaria de crédito.

Obtendo essas informações, fica mais fácil para fazer comparações entre as diferentes propostas de empréstimo e escolher a mais adequada para a sua necessidade.

Solicite apenas o valor necessário e tome cuidado com a contratação de serviços adicionais

Ao buscar um empréstimo, é necessário pensar bem qual o valor a ser solicitado. Não peça quantias muito elevadas, acima do que é realmente necessário, pois isso poderá ser uma dor de cabeça futuramente.

Avalie bem os seus motivos para a contratação do empréstimo e solicite valores condizentes com sua realidade financeira.

Atente-se também ao oferecimento de serviços adicionais por parte da financeira. Se esses serviços não forem úteis ao seu empréstimo, você tem o direito de recusá-los, segundo o Código de Defesa do Consumidor. A venda casada de produtos e serviços financeiros também é proibida pelo Banco Central.

Para ter certeza de não estar contratando serviços ou produtos indesejados, leia o contrato com atenção. Preocupe-se em verificar se o documento está de acordo com as propostas, exigências e custos apresentados pela financeira.

Planeje o pagamento das parcelas e tenha controle das suas finanças

Realizar um empréstimo é assumir compromisso com um banco ou financeira. O crédito solicitado deverá ser pago integralmente, com adição de juros, dentro de um prazo estabelecido. Caso contrário, dívidas serão contraídas e seu nome poderá ser cadastrado em órgãos como SPC e Serasa.

Para evitar esse tipo de problema, planejamento e controle financeiro pessoal são imprescindíveis. Trate o pagamento das parcelas como uma prioridade e deixe esse dinheiro guardado com antecedência.