Saiba como as decisões políticas impactam nos seus investimentos

Saiba como as decisões políticas impactam nos seus investimentos

É comum a qualquer investidor se preocupar com situações imprevistas que possam afetar suas aplicações no mercado financeiro, causando prejuízos financeiros. Diversos são os fatores que podem influenciar no sucesso dos investimentos, como:

- Valor do dólar;

- Taxas de juros;

- Crises financeiras nos países;

- Fechamento de empresas;

- E até mesmo o cenário político.

Política, sem dúvidas, é um dos principais fatores de interferência nos investimentos. Isso porque estamos à mercê do resultado de eleições, decisões políticas e novas leis que possam surgir ou serem alteradas, impactando diretamente na economia dos países e no sucesso dos investimentos.

Dessa forma, podemos compreender que não basta apenas analisar a empresa que se deseja investir, mas também o contexto na qual está inserida, em termos macroeconômicos e regionais, e isso inclui a política local.

Por isso, podemos afirmar que a política tem uma influência expressiva em fatores importantes para o universo dos investimentos, como na:

- Taxa de juros;

- Inflação;

- Movimentação da bolsa de valores.

Confira, neste post, como a política pode interferir e afetar o sucesso dos seus investimentos.

Eleições

O resultado das eleições e a movimentação popular podem influenciar no mercado de investimentos, principalmente em países emergentes. Isso porque, ao eleger diferentes composições no cenário político, tanto no poder executivo quanto no legislativo, interfere-se nos mercados financeiros.

Isso depende das opiniões e inclinações político-ideológicas dos candidatos.

Aqui no Brasil, apesar de termos eleições a cada 4 anos, observa-se muito na corrida eleitoral de 2 em 2 anos das eleições americanas, que são de extrema relevância para o mercado financeiro global, afinal, o dólar dos Estados Unidos é a moeda corrente mais forte do mundo.

Por isso, os acontecimentos da política estadunidense afetam diretamente outros países, como o nosso, aumentando o dólar e a inflação.

É preciso observar os candidatos tanto do Brasil, como de outros países que têm mais chances de vencer na disputa eleitoral e entender quais são as suas correntes políticas, que podem influenciar nas futuras decisões econômicas.

Exemplo: as correntes voltadas à esquerda acreditam na maior intervenção do estado na economia, que pode acontecer via empresas públicas, gastos públicos ou incentivos.

Já as voltadas à direita, prezam por uma economia privada, estimulando a competitividade, abertura comercial e intervenção do estado sendo somente regulatória.

Taxas de juros

O Comitê de Política Monetária (Copom) realiza reuniões a cada 45 dias para determinar a taxa básica de juros, Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC), que afeta a economia brasileira e serve como referência para o cálculo dos investimentos.

Tal decisão é influenciada pelo cenário político, uma vez que a taxa SELIC é a taxa pela qual o Governo brasileiro aceita tomar dinheiro emprestado no mercado financeiro.

Bolsa de valores

A política também interfere na Bolsa de Valores, uma vez que a precificação de empresas é muito influenciada por especulações relacionadas aos diversos cenários do país em que está inserida, como econômico, legal e político.

Caso um país esteja em um momento de eleições e embate político, os resultados da preferência eleitoral descrita em pesquisa refletem diretamente nos preços das ações. Isso porque é avaliado o desempenho do candidato que o mercado acredita que seja o melhor e mais vantajoso para ganhar as eleições.

Condução política

Os investidores devem observar frequentemente como a política econômica de um país está sendo conduzida. Ela influencia diretamente nos negócios e nos investimentos, podendo impactar, por conta da taxa de juros, o risco de não pagamento de dívidas, ou até pelo controle ou descontrole da inflação.

Para realizar bons investimentos e ser um país atrativo para isso, é preciso que ele demonstre responsabilidade fiscal. Um país que mantém a inflação sob controle e pouca ingerência política e jurídica no mundo dos negócios com certeza são atrativos para investimentos.

Acesse nosso site e saiba como controlar as suas finanças.