Hora de pagar as contas! Quais eu devo priorizar?

Hora de pagar as contas! Quais eu devo priorizar?

Se tem algo que nunca falta na vida das pessoas é o pagamento de contas. Os boletos chegam todo mês e podem se acumular se não houver um bom planejamento financeiro. Sabemos que todos nós podemos passar por épocas mais difíceis, então, como fazer na hora de pagar as contas?

No caso de o dinheiro do mês não ser suficiente para cobrir todos os gastos, a melhor solução é priorizar até que a situação se normalize. Todas as contas são importantes, mas algumas vão trazer consequências muito mais sérias se houver atraso ou inadimplência.

Vamos ver quais devem ser priorizadas na hora de pagar.

Serviços essenciais

Contas de água, luz, gás e telefone não têm juros altos se houver um atraso no pagamento. Mesmo assim, não vale a pena deixar de quitá-las, pelo simples fato de que o serviço pode ser cortado depois de sucessivos atrasos.

Para não ter problemas futuros ainda maiores, procure pagar em dia esses tributos.

Financiamentos de bens

Caso você tenha um imóvel ou um carro financiado, não deixe de pagar. Os próprios bens são usados como garantia em caso de falta de pagamento.

Para não correr esse risco, procure ficar em dia com as parcelas do financiamento. Outra razão para não haver atrasos são os juros e multas, que costumam ser bem altos nesses casos.

Dívidas com juros mais altos

Agora chegou a hora de priorizar as dívidas com as taxas de juros mais altas. Cartão de crédito possui uma das taxas mais altas cobradas pelo mercado. Pode ser tentador pagar só 15% da fatura e rolar a dívida para os meses seguintes, o chamado crédito rotativo.

Apesar de ser prático e fácil, essa é uma decisão que pode arruinar as suas finanças. Isso porque os juros do cartão podem ultrapassar os 700% ao ano, dependendo da instituição financeira. Esse é o chamado efeito bola de neve, as dívidas vão se acumulando ao longo dos meses e chega a ficar impagável, por conta dos juros altíssimos.

A mesma regra vale para o cheque especial. Utilizar o limite da conta corrente oferecido pelo banco para cobrir alguma emergência vai doer no bolso. Por isso, é importante manter sempre em dia a fatura do cartão.

Uma alternativa para fugir dessas taxas abusivas é adquirir algum tipo de empréstimo, com condições melhores de pagamento, como o consignado ou pessoal. Dessa forma, você troca uma dívida com um juro muito alto, por outra com juro menor.

Convênios médicos e seguros

Imprevistos sempre acontecem, o problema é como lidamos com eles. Caso haja alguma emergência médica, você estará coberto e poderá enfrentar a situação com mais segurança e tranquilidade, se estiver com as obrigações em dia.

Controle é fundamental

Saber exatamente quais são as despesas e receitas mensais é o que vai dar uma dimensão de como está a sua vida financeira. Dessa forma, você consegue fazer um planejamento para conquistar coisas boas, como fazer a viagem dos sonhos ou trocar de carro, por exemplo.

Educação Financeira é a que vai te levar ao sucesso. Acesse o nosso blog e saiba como organizar as suas finanças de maneira simples e fácil.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!