Orçamento X Planejamento financeiro: qual a diferença entre os dois?

 Orçamento X Planejamento financeiro: qual a diferença entre os dois?

Cuidar das finanças é imprescindível para qualquer pessoa, assim como para empresas, instituições etc. Afinal, é a capacidade de investimento que levará a evoluções, às conquistas, pessoais e profissionais, entre tantos outros fatores. Por isso, é fundamental conhecer também os conceitos relacionados ao tema.

Por exemplo: qual a diferença entre orçamento e planejamento financeiro? Esta é uma pergunta que, por vezes, pode surgir e deixar dúvidas.

Conhecer os termos e suas particularidades é um passo importante na hora de ter sucesso com os recursos monetários. E para facilitar a vida de nossos leitores, falaremos mais sobre este tema, a seguir.

Orçamento

Para entendermos as diferenças entre os termos, é preciso conceituá-los. Orçamento é um plano concreto, com os valores a serem pagos e recebidos em determinado período de tempo.

Por exemplo, no caso de uma família que mora em uma casa, o orçamento será o valor somado de:

- Contas a pagar;

- Impostos;

- Quanto é gasto com comida, lazer etc.

Ao somar tudo isso, juntamente com as receitas, ou seja, salários e benefícios, chega-se ao número X, que corresponde ao orçamento daquele mês. Obviamente, podem aparecer custos extras, ou até receitas adicionais, mas é possível preparar um orçamento.

Planejamento financeiro

Planejamento financeiro, por sua vez, é menos mecânico, digamos assim. Depende mais de um pensamento, de colocar objetivos para um período de tempo mais longo.

Neste caso, é possível encaixar sonhos como:

- Comprar uma casa;

- Fazer uma viagem;

- Pagar uma faculdade;

- Etc.

Não há um valor exato para determinado período, mas sim a criação de um plano de metas para conquistas futuras.

Principais diferenças

Com os conceitos em mãos, já fica mais fácil perceber diferenças. Orçamento é mais realista e depende de fatos consolidados, como os valores a serem pagos e recebidos.

Já o planejamento, é mais maleável e idealista, baseado em vontades e objetivos. Ele pode ser alterado por conta de alguma necessidade, mudança de planos, entre outros fatores. E o orçamento, depois de feito, precisa ser cumprido, para não haver dor de cabeça.

Interligações

Pode-se dizer que o orçamento está interligado ao planejamento financeiro. Ao criar um modelo pensando no futuro, um indivíduo pode criar uma meta de levar o orçamento a um determinado patamar, baseado no planejamento feito.

Ou seja, o orçamento é uma das formas de atestar se o plano financeiro está sendo cumprido.

Ao mesmo tempo, o planejamento financeiro depende do cumprimento dos orçamentos mês a mês. Caso haja constante perda ou descumprimento dos valores definidos, em termos de custos e receitas, principalmente quando os gastos superam as entradas, fica mais difícil cumprir objetivos de longo prazo.

Portanto, o que fica claro é: há diferença clara entre orçamento e planejamento financeiro. Orçamento é amplamente realista e baseado em valores consolidados, enquanto o segundo depende de objetivos em longo prazo. Sonhos, por assim dizer. Ao mesmo tempo, estão unidos e dependem um do outro para que sejam corretamente conduzidos.

Gostou deste conteúdo? Leia outros artigos do blog, para ficar ainda mais por dentro de temas relacionados à organização financeira.