Preciso separar meus gastos dos gastos da minha empresa?

Preciso separar meus gastos dos gastos da minha empresa?

Em geral, sabemos que a gestão financeira é um processo delicado e precisa ser analisado com bastante atenção. Entretanto, algo que sempre percebemos entre os empreendedores, cuja prática pode parecer inofensiva à princípio, mas que não oferece benefícios, é o fato de não haver uma separação entre os gastos pessoais e os gastos da empresa.

Além de confundir o empreendedor sobre o que de fato deve ir para a sua carteira pessoal e quais valores devem ser enviados ao seu caixa profissional, essa mistura não incentiva a corporação à competitividade, tornando-a ainda mais ineficiente. Quer saber a importância de separar suas contas pessoais e profissionais? Confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Por que é necessário separar minhas contas pessoais das profissionais?

Antes de qualquer coisa, podemos responder a essa pergunta lembrando um processo importante quando optamos por separar as contas profissionais das pessoais: a organização.

Para que uma empresa consiga gerar competitividade no mercado, não basta apenas alavancar o número de vendas. A escalabilidade de um negócio começa em seu âmbito interno, especialmente na forma em que os processos são conduzidos.

Sem contar que quando usamos o dinheiro do caixa empresarial para pagar gastos pessoais, estamos, na verdade, deixando de investir em projetos, maquinário e infraestrutura em nosso campo profissional.

E como bem sabemos, uma empresa deve seguir as tendências de mercado e continuar crescendo para conquistar novos públicos. Contudo, isso só é possível quando separamos os nossos gastos e alocamos recursos financeiros em atividades internas que efetivamente entregam resultados.

As contas pessoais devem ser pagas através da porcentagem previamente calculada pelo empreendedor, todos os meses. Afinal, o trabalho também precisa oferecer benefícios pessoais. Portanto, o mais importante é ter ciência do que entra para o caixa, e o que entra para o bolso.

Como organizar as finanças pessoais e profissionais?

Agora que você já entende a importância de separarmos esses campos, confira abaixo as principais formas de você organizar seus gastos pessoais sem que se misturem com os processos financeiros profissionais:

1. Tenha contas bancárias separadas

Como as movimentações financeiras hoje em dia circulam através de meios digitais, nada mais estratégico do que obter contas separadas para cada situação.

Priorize cartões corporativos para processos financeiros unicamente empresariais, enquanto os cartões para pessoa física se destinam unicamente às suas transações financeiras pessoais. Essa separação, por mais simples que possa parecer, reduz tempo com transações e coordena melhor o destino do seu dinheiro.

2. Utilize sistemas financeiros online

Caso deseje otimizar ainda mais as suas movimentações financeiras, ou o destino delas, pode ser interessante adotar um sistema de controle financeiro.

Ele pode indicar quais são seus gastos mensais (tanto profissionais, quanto pessoais) e o quanto de dinheiro você precisa enviar para cada conta. Isso poupa tempo com a sua gestão financeira, e torna os processos financeiros mais automatizados.

Conclusão

Conforme vimos, ter uma gestão financeira eficiente para separar as contas pessoais das contas da empresa, oferece benefícios incríveis para o seu negócio, principalmente uma administração ainda mais consciente do seu fundo de caixa.

Portanto, agora que você já sabe como organizar suas finanças pessoais e profissionais, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse o nosso blog e confira outras dicas exclusivas de gestão financeira.

Procurando um Gerenciador FinanceiroClique aqui e conheça agora!