A crise mostrando a importância da saúde financeira

A crise mostrando a importância da saúde financeira

Devido à crise da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), percebemos o quanto a economia ficou estável no mercado. Além dos preços superfaturados, notamos uma incidência ainda maior no número de desempregados, ou cuja renda mensal foi reduzida em consequência da baixa movimentação do comércio.

Por esse motivo, surgem as dificuldades financeiras durante a crise, e dessa forma, é necessário reavaliarmos os nossos gastos, e buscar as melhores para adquirirmos uma saúde financeira ainda melhor. Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e veja 4 práticas de saúde financeira eficientes para o seu bolso.

1. Ajuste os seus gastos

Percebendo que pode ser possível uma redução na sua renda mensal, busque ajustar suas despesas de acordo com o cenário atual. Tente eliminar gastos secundários, até sobrar o essencial para manter-se. Observe a sua alimentação semanal, seu consumo com luz e água, e até mesmo os custos variáveis que surgem no decorrer do mês — como compras extras. Ajuste apenas os gastos essenciais.

2. Negocie suas dívidas

Não menos importante do que ajustar os seus gastos para tornar o seu financeiro ainda mais sustentável, é poder negociar as suas dívidas com os credores. Isso evita que suas contas virem uma “bola de neve” em um futuro próximo, e assim, acabe comprometendo ainda mais o seu dinheiro.

Sendo assim, entre em contato com empresas e instituições financeiras a quem você deve dinheiro, e busque por condições de pagamento mais cabíveis para o seu bolso. Sem contar que diversas empresas estão buscando soluções mais atraentes para quitação de débitos em decorrência das dificuldades financeiras que a pandemia acabou proporcionando às pessoas.

3. Tenha metas e objetivos

De nada adianta obter todas as estratégias para conseguir gastos com o seu financeiro, se você não possui objetivos traçados. Por esse motivo, trace metas a curto, médio e em longo prazo, a fim de juntar o montante financeiro adequado para a sua necessidade.

Essas metas podem ser a redução de suas despesas de alimentos e outros mantimentos para um valor x ao mês. Ou até mesmo em optar por diminuir a utilização do carro durante certo período, a fim de evitar o gasto com gasolina e manutenções na oficina.

4. Utilize a tecnologia a seu favor

Para otimizar ainda os seus objetivos em reduzir custos com o seu financeiro, adotar planilhas e softwares inteligentes pode te ajudar a administrar ainda melhor a sua carteira. Ter umsistema de controle financeiro te oferece um mapeamento ainda melhor do seu orçamento, do que você deve gastar ao mês, do quanto vai sobrar e o que você pode economizar para acumular ainda mais dinheiro.

Mesmo que seja um investimento inicial, podemos notar que se trata de uma ferramenta que vai te auxiliar de uma forma mais profissional e muito mais organizada.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe como contribuir com a sua saúde financeira, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outras dicas exclusivas sobre o tema.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!