Conheça mais sobre o regime de caixa

Conheça mais sobre o regime de caixa

É fundamental que qualquer empreendedor entenda o que é regime de caixa, empresas, principalmente os negócios que permitem já que esse sistema é importantíssimo para as compras parceladas.

Quer entender melhor sobre esse assunto? Acompanhe o post a seguir atentamente!

Afinal, o que é regime de caixa? Descubra!

De forma geral, o regime de caixa é o sistema contábil responsável por registrar as despesas e as receitas da empresa apenas no momento em que esses valores entram ou saem do caixa desse negócio. Ou seja, essas quantias acabam não sendo lançadas quando é realizada a negociação, venda ou compra, mas sim na data em que o dinheiro entra no caixa do empreendimento.

Desta maneira, a empresa só passa ser tributada pelas quantias que foram recebidas e não quando a nota fiscal foi gerada.

Em suma, o regime de caixa é o registro dos documentos é feito apenas quando é feito o recebimento ou pagamento, parecido com uma conta bancária.

É interessante o regime de caixa, pois, beneficia os negócios que proporcionam a possibilidade de parcelamento de compra, isso permite que os tributos incidam nas prestações que serão quitadas pelos clientes.

Porque o regime de caixa é tão importante?

Embora os gestores e empresários estejam sempre atarefados com pouco tempo, o gerenciamento das questões financeiras e fiscais são imprescindíveis para qualquer tipo de empresa.

O regime de caixa tem importância, pois, hoje em dia, acaba sendo o sistema mais simples e usado em território nacional e, como mencionado previamente, é vantajoso para qualquer negócio que:

1. Realiza vendas a prazo;

2. Permite que o pagamento não seja feito na data da compra.

Isso é interessante, já que o imposto acaba podendo ser pago apenas quando o dinheiro é recebido do consumidor e não no momento em que a nota fiscal é emitida.

O regime de caixa também é benéfico, pois, o responsável pelo gerenciamento consegue gerenciar o fluxo da melhor forma possível, impossibilitando que tributos sejam pagos duas vezes ou que não sejam quitados.

Como o regime de caixa funciona na prática? Entenda!

Imagine que o consumidor deseja pagar pelo seu serviço parcelado em 10 vezes.

A empresa irá pagar o imposto toda vez que esse cliente realizar o pagamento de uma única parcela e não no momento em que o negócio faz a emissão da nota fiscal, que é na hora da compra. Isso significa que o empreendimento aproveita um excelente benefício, já que o imposto é quitado em parcelas, de acordo com a proporção vendida para esse consumidor.

Logo, o imposto é cobrado considerando valor das prestações mensais.

Quando usar o regime de caixa?

Saiba que o regime de caixa é um recurso interessante quando gestores precisam entender como está a saúde financeira da empresa, com o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC), o empreendimento pode conhecer as entradas e saídas de recursos.

Quais são as empresas que podem optar por esse tipo de regime?

É interessante que o regime de caixa seja uma ferramenta usada por micro e pequenas empresas ou por empreendimentos que escolhem o Simples Nacional e Lucro Presumido. Isso se dá, pois, acaba permitindo menor comprometimento do caixa do negócio.

Gostou desse post? Continue acompanhando o nosso site e leia outro artigo!

Procurando um Gerenciador Financeiro EmpresarialClique aqui e conheça agora!