A principal diferença entre controlar ou não as finanças da sua empresa.

 A principal diferença entre controlar ou não as finanças da sua empresa.

Sabemos que o sucesso de uma empresa não está baseado somente na quantidade de vendas que ela produz ao mês. O processo da competitividade começa em âmbito interno, na organização dos setores da própria administração e, principalmente, da gestão financeira.

Quando não temos controle das entradas e saídas do nosso negócio, ficamos à mercê de realizar gastos sem prévio planejamento, e sem mensurar a eficiência dessas estratégias, uma vez que não há um entendimento do quanto de fato existe no seu caixa empresarial.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso artigo até o final e veja as principais diferenças entre o controle e o não controle de suas finanças empresariais.

Consequências de uma falta de planejamento financeiro na sua empresa

Por entendermos a importância de uma excelente gestão financeira para o seu negócio, confira abaixo as principais consequências da ausência dessa prática:

1. Redução de futuros investimentos

Para que a empresa tenha possibilidades de realizar novos investimentos, seja em infraestrutura, capital humano, tecnologia e em outros segmentos do mercado para atuar, é necessário que haja dinheiro em caixa.

Assim, você consegue evitar que a empresa dependa de financiamentos, já que as instituições financeiras cobram taxas e juros abusivos nesses tipos de serviços. Ao contrário de uma gestão financeira estratégica, sua empresa não consegue crescer em desenvolvimento interno e acaba ficando atrás da concorrência.

2. Falência

Um dos perigos finais mais prováveis da falta de gestão financeira é a falência. Quando não se há uma administração correta das entradas e saídas do negócio, a empresa gasta e consome sem ao menos mensurar o que está disponível no seu caixa para isso. A curto prazo, percebe que adquiriu dívidas gigantes por trabalhar com possibilidades financeiras, e não naquilo que realmente entra no caixa todos os dias.

Benefícios de uma excelente gestão financeira na sua empresa

1. Reduz custos internos

Na busca por uma gestão financeira de qualidade, percebemos que uma de suas consequências é a redução de custos com operações internas. A consciência de administrar as entradas e saídas do negócio infere em pesquisas aprofundadas sobre setores e atividades que estão entregando ou não valor à sua empresa. Quando isso ocorre, passamos a alocar dinheiro para processos que efetivamente entregam resultados.

2. Aumenta a produtividade

Quando temos ferramentas mais robustas para nos ajudar no controle das finanças, como é o caso de um software financeiro, por exemplo, percebemos um aumento expressivo na produção. Isso porque esses programas tendem a trazer a automação nos processos internos, aliviando colaboradores e funcionários em atividades financeiras. Em consequência disso, eles passam a focar em outras atividades.

3. Promove maior competitividade

Um dos benefícios mais significativos de um controle financeiro é a competitividade. Isso porque o gestor da área consegue administrar as entradas e saídas financeiras da empresa, buscando economia para o caixa e oferecendo a oportunidade de novos investimentos. Com a chegada desses novos investimentos, a empresa sobe de nível em excelência e qualidade, chegando a patamares ainda mais competitivos no mercado com a conquista de novos clientes e parceiros.

Gostou deste artigo? Agora que você entende a principal diferença entre controlar ou não as suas finanças, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Dê uma olhada no nosso blog e veja conteúdos exclusivos sobre saúde financeira no campo empresarial.

Procurando um Gerenciador Financeiro EmpresarialClique aqui e conheça agora!