Orçamento empresarial: saiba como criar o ideal para o seu negócio
Empreender, sem dúvida, é uma das tarefas mais complexas e desafiadoras que existe. Prover todos os documentos para abrir a empresa, calcular investimento, precificar o produto ou serviço, contratar pessoal, fornecedores, cuidar do financeiro, entre tantos outros afazeres podem assustar quem tem o intuito de se tornar o seu próprio patrão.
Aliado a toda burocracia que envolve esse processo, o objetivo de fazer a empresa crescer e ser lucrativa também se torna um desafio diário, exigindo habilidades e pensamento estratégico.
O controle financeiro empresarial faz parte dessa estratégia para alcançar o sucesso da empresa. Ele é uma ferramenta que contém todas as informações sobre as despesas e receitas da empresa dentro de um período, que costuma ser de um ano, além de dados macroambientais que podem interferir no cenário interno da empresa.
Com esses dados em mãos, o empreendedor pode analisar o cenário interno e externo e definir os rumos financeiros do negócio, ou seja, pensar em planejamento mais assertivo para cenários futuros, decidindo investir ou não em expansões, aumentar ou não o quadro de funcionários, reduzir despesas, áreas ou outras decisões pertinentes.
Muitas pessoas ainda confundem o orçamento empresarial com fluxo de caixa ou com o balanço patrimonial, porém o orçamento empresarial se difere por ser uma previsão futura, servindo como base para tomadas de decisões no próximo ano da empresa, seja em relação à empresa como um todo ou segmentando por áreas e setores.
Independentemente do porte e segmento em que a empresa atua, toda organização precisa operar de acordo com o orçamento empresarial disponível, a fim de que não invista mais do que possui, não entre em dívidas e consiga arcar com suas obrigações. Confira algumas dicas que preparamos para você criar um orçamento empresarial para o seu negócio:
Faça um diagnóstico
A primeira etapa para montar o orçamento da sua empresa é analisar a realidade atual desta, saber suas limitações atuais, problemas, pontos fortes e oportunidades. Para isso, estude suas finanças do ano anterior e analise como foi o saldo financeiro da sua empresa, tanto de gastos como de receita.
Reúna o máximo de dados e informações relevantes sobre a empresa e faça uma avaliação de como tem sido sua evolução ao longo dos últimos meses ou anos. Verifique informações como:
• Média de vendas dos meses ou anos anteriores;
• Lucro médio alcançado;
• Gastos com tributação;
• Sazonalidades nas vendas e dos produtos;
• Gastos ordinários.
Não se esqueça de fazer a dedução das vendas e variáveis, que são os gastos com fretes, comissões, impostos e outros a serem deduzidos no faturamento das vendas. Além disso, adicione na projeção os gastos fixos e variáveis para fazer o seu produto ou serviço e para a empresa continuar funcionando, como aluguel do espaço, contas de água, luz, internet, impostos, matéria-prima, fornecedores, pessoal etc.
Faça a projeção
Levando em consideração o histórico e a análise feita do cenário da sua empresa nos últimos meses e anos, projete em média quanto a sua empresa irá vender, calculando quanto a gastará e faturará em cada um dos produtos, serviços e canais de venda no próximo ano.
No documento de orçamento empresarial, é importante que você faça uma estimativa de receitas e despesas, a provisão do capital de giro, os gastos com compras de equipamentos e ferramentas e a projeção do crescimento empresarial.
Analise seus objetivos
Se o objetivo da sua empresa é expandir os negócios, adquirir mais equipamentos, criar uma nova área na empresa, um novo produto, ou qualquer outro objetivo, é preciso colocá-lo no documento. Só assim, com base em todos os cálculos, diagnósticos e estimativas, você vai analisar se esse objetivo poderá ser alcançado ou não.
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