O que é volatilidade e como isso afeta seus investimentos?
Conhecer o conceito de volatilidade e suas consequências nos investimentos é fundamental para qualquer investidor, sobretudo para aquele que acabou de entrar nesse mercado.
Tendo isso em mente, preparamos este conteúdo para apresentar o essencial a respeito da volatilidade, como o que é, funcionamento e de que maneira afeta os investimentos.
Boa leitura!
Afinal, o que podemos entender por volatilidade?
É uma medida estatística que sinaliza a frequência, bem como a intensidade, das oscilações no preço de uma ação, ativo ou derivativo em um determinado período. A partir desse conceito, o investidor tem noção a respeito do preço estimado de um ativo no futuro.
Ou seja, a volatilidade permite ao investidor estudar as ações ou ativos e, com base nisso, investir de forma segura. Possibilita também prever a capacidade de um ativo fornecer bons rendimentos ao longo do tempo. Isso com base em sua oscilação. Da mesma forma, permite ao investidor mensurar a possibilidade de perdas de um investimento.
Como a volatilidade afeta os investimentos em ações ou ativos?
Um investidor que deseja ter sucesso em sua estratégia de investimento, precisa entender não apenas o que é volatilidade, como também compreender de que forma essa medida afeta seus ativos.
Como já destacamos, a volatilidade mensura o risco de um ativo, mas isso não significa dizer que se trata de uma medida de risco. Pelo contrário, é fundamental considerá-la na hora de investir em ações, ativos ou derivativos. Somente dessa forma se torna possível aferir a instabilidade de ativos ao longo do tempo.
Quanto maior for a volatilidade de um ativo, maior será o risco de investir nele. É nesse sentido que a volatilidade afeta os investimentos.
Como proteger seus investimentos da volatilidade?
A principal forma de proteger ativos com alta volatilidade é diversificar a carteira de investimentos. Quando feita corretamente, ou seja, baseado em estudos de mercado, portanto, em dados sólidos, é possível amenizar os riscos de não se obter a rentabilidade que se busca ao investir em determinado ativo.
Para isso, é preciso montar uma carteira de investimentos equilibrada, de acordo com o perfil do investidor. Além disso, é fundamental investir em ativos que não ofereçam as mesmas preocupações em relação às ações com alta volatilidade.
Dessa forma, ao construir uma carteira com ações voláteis e não voláteis, é possível se proteger e evitar perdas financeiras.
Dicas rápidas para investir com segurança
- Estude o mercado financeiro e saiba como ele funciona;
- Faça seu perfil de investidor, que pode ser conservador ou não;
- Conte com a ajuda de um especialista, bem como de tecnologias que podem te ajudar a entender melhor a dinâmica de funcionamento do mercado financeiro;
- Diversifique sua carteira de investimentos, pois dessa forma é possível proteger seus ativos e garantir o aumento de sua rentabilidade de forma estratégica.
A volatilidade é um importante indicador. Assim, você deve levá-lo em consideração na hora investir no mercado financeiro.
Você ficou interessado(a) em saber mais sobre o assunto abordado neste post? Acesse nosso site e fique por dentro de conteúdos incríveis.
Procurando um Gerenciador de Investimentos? Clique aqui e conheça agora!