Motivos para separar as suas finanças pessoais e do seu negócio

Motivos para separar as suas finanças pessoais e do seu negócio

Um dos erros mais comuns e prejudiciais para a saúde financeira da empresa é misturar as finanças pessoais com as do negócio. Muitos empresários acabam subtraindo certa quantia do caixa da empresa para gastos pessoais, como: pagar uma conta, fazer uma viagem, etc. Ou acabam fazendo a operação inversa, investindo dinheiro de sua conta pessoal para cobrir rombos financeiros da empresa.

Em decorrência, o empresário e seus funcionários acabam perdendo o controle sobre a conta bancária e a saúde da empresa, ou seja, se ela está tendo lucro, prejuízo, se está no vermelho ou não. Isso acaba por prejudicar a administração das contas a pagar e receber, gerando dívidas e problemas financeiros graves.

Para evitar isso, é preciso muita organização e um processo de gestão financeira bastante rígida. É preciso colocar na cabeça que o “eu” empreendedor é diferente do “eu” de fora da empresa. Sua vida particular é paralela, mas não pode ser difundida com o seu negócio no quesito finanças.

Confira agora alguns dos principais motivos para separar hoje mesmo as suas finanças pessoais das da empresa:

Maior controle de ambos os lados

Ao separar as suas finanças pessoais das finanças da empresa, é possível ter um panorama realista sobre o que você deve (tanto no pessoal, como na empresa) e o quanto irá receber. Para as contas pessoais, deve-se incluir a quantia de lucro da empresa a ser destinada ao empresário (para isso, estabeleça o seu pró-labore).

Com isso, você consegue ter um controle maior. Pode-se utilizar uma planilha para cada realidade financeira e nunca se esquecer de que misturar os dados das planilhas para “ajustar” falhas financeiras, pode gerar muito mais prejuízo depois, portanto, seja realista quanto a esses números.

Aprimora o planejamento

Toda empresa e toda família, mesmo que você more sozinho, precisa de planejamento, ou seja, quais serão as suas ações no próximo mês, o quanto vai receber, o quanto deverá pagar e o que fará com o que sobrar.

No caso da empresa, o planejamento financeiro é ainda mais necessário, já que sem ele, as operações e atividades da empresa não acontecem. Além disso, o planejamento deve incluir funcionários da sua empresa que dependem do seu dinheiro. Por isso, a organização é essencial.

Ao separar suas finanças, você consegue ter uma visão mais aprofundada da sua realidade mensal e começar a planejar o próximo mês, até pensando em dar novos passos, como a aquisição de algum equipamento, expansão do seu negócio, contratação de mais funcionários, etc.

Maior controle de inadimplência

Para as empresas, a inadimplência é comum por parte de clientes. A falta ou atraso de pagamento pode ser prejudicial para a saúde financeira, e sem um controle segmentado das suas finanças, você como empresário não conseguirá enxergar os impactos dessas inadimplências no seu negócio.

Por outro lado, a separação das finanças também permite que a sua empresa e você em sua vida pessoal não sejam inadimplentes. Assim, como empresário, você não deixará de pagar seus funcionários, fornecedores e contas fixas e variáveis, e como pessoa física não deixará de pagar suas contas pessoais.

Procurando um Controle Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!