Indicadores financeiros: saiba qual a sua importância e como utilizar
O sucesso da gestão financeira de um negócio depende de boas decisões. Para que isso aconteça, elas precisam ser calcadas em conjuntos de dados confiáveis. Além disso, é necessário selecionar bem os indicadores financeiros a serem utilizados, já que existem vários deles.
A seguir, você saberá por que os indicadores financeiros são tão relevantes para a sua empresa e como utilizá-los de maneira favorável.
Por que os indicadores financeiros são determinantes para qualquer organização?
Esses indicadores traçam um verdadeiro raio-X do negócio, já que mostram qual é a verdadeira situação da empresa naquele momento. Implacáveis, os números ilustram quais são as falhas que precisam ser corrigidas.
Naturalmente, eles são essenciais para as projeções de médio e longo prazo. Desde que o gestor seja apto a analisar os indicadores corretamente, ele conseguirá elaborar algumas hipóteses sobre o futuro próximo da empresa.
Com isso, é possível se antecipar a uma série de problemas. Como você deve supor, é muito mais fácil lidar com um obstáculo quando ele está previsto. Ao se beneficiar das leituras precisas dos indicadores financeiros, a empresa estará mais preparada para enfrentar os desafios do mercado.
Some-se a isso o ganho de competitividade perante às organizações concorrentes do mesmo nicho de atuação. Portanto, o uso dos indicadores é imprescindível para a sobrevivência e crescimento do negócio. A seguir, nós apresentaremos alguns dos indicadores financeiros mais usados pelas empresas.
Índice de endividamento
Considerado um dos indicadores mais elementares de uma organização, ele aponta para a incapacidade de a empresa honrar compromissos financeiros. Na prática, quanto maior o índice de endividamento, maior a probabilidade de não pagamento dos fornecedores.
Geralmente, um endividamento elevado também impede a quitação de financiamentos e empréstimos. O rombo no caixa costuma ser causado pelo longo intervalo entre o aumento da receita e o vencimento das dívidas.
Caso esse indicador esteja muito alto, é importante que a empresa revise os prazos de recebimento (receita) e os de pagamento (dívidas). Deve haver um equilíbrio, a fim de que haja dinheiro disponível a tempo de manter os prazos das dívidas em dia.
Retorno do capital investido (ROIC)
O famoso ROIC mede o quão um negócio é lucrativo, a partir do capital total aplicado nele. Quando se fala capital aqui, nós estamos considerando a soma do total do capital social próprio com o montante injetado por terceiros.
Ticket médio
Igualmente popular, o ticket médio costuma ser usado para descobrir qual é o gasto médio de cada cliente com a empresa. É por isso que se fala tanto em estratégias para aumentar o ticket médio. De fato, o indicador serve para mostrar quais são os setores de melhor desempenho em vendas. Simultaneamente, revela quais as áreas que estão aquém do desejável.
Ponto de equilíbrio
Por fim, nós temos o igualmente decisivo ponto de equilíbrio. Esse é o ponto em que todas as receitas da empresa se igualam aos gastos. Portanto, ele assinala a partir de qual momento a empresa realmente começará a lucrar.
Caso as contas do negócio ainda estejam desequilibradas, é possível pensar em soluções efetivas. Evidentemente, as falhas serão encontradas nos demais indicadores financeiros — tanto aqueles apresentados aqui, quanto outros que sejam importantes para uma análise minuciosa.
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