Diferenças na vida de quem controla suas finanças pessoais

Diferenças na vida de quem controla suas finanças pessoais

A crise econômica nas famílias brasileiras só aumentou devido à pandemia. E quem não se planejou financeiramente foi o mais afetado durante essa época crítica. O controle de finanças pessoais se mostra valioso para todo o tipo de imprevisto.

Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostra o quanto os brasileiros não se planejam financeiramente. Aproximadamente 45,8% das pessoas ouvidas fazem orçamentos pessoais utilizando ‘a cabeça’. O levantamento também destaca falta de controle com gastos extras, como em salões de beleza, estética, lazer e comida fora de casa. E também o descaso com os juros de cartões de crédito ao parcelar compras.

Tudo isso evidencia a falta de interesse em se planejar financeiramente, o que é essencial para que se saia de uma dívida. Mas quais são as diferenças de quem controla suas finanças pessoais para uma pessoa que não tem organização financeira?

Educação Financeira

O brasileiro não recebe educação financeira, enquanto em países como Reino Unido, Japão e Austrália a disciplina é ministrada em salas de aulas. Aqui são poucas as escolas particulares que ensinam a matéria, e nas públicas não existe esse ensino.

A falta de estudo sobre o tema reflete na vivência dessas famílias que, muitas vezes, se endividam por não ter o controle básico das suas finanças. Estudar sobre educação financeira é bem-vindo para os pais e os filhos, já que boa parte das despesas dessas famílias vem dos filhos.

Anotar todas as despesas

Ainda nessa pesquisa realizada pelo SPC Brasil e CNDL, os métodos de anotação dos gastos mais utilizados são: anotações em caderno, planilhas e aplicativos digitais.

Uma pessoa que anota seus gastos básicos e extras consegue se planejar financeiramente. O importante é ter seu próprio controle e não utilizar a cabeça para isso. Sempre lembrar de anotar os gastos, pode ser um cafezinho pela manhã ou uma compra no shopping.

Utilizar um sistema de controle financeiro que unifica suas contas em um lugar só, é uma ideia muito inteligente para controlar as finanças. Você pode anotar desde gastos simples até os mais complexos.

Quem controla suas finanças pessoais sabe que comprar coisas por impulso pode não ser a melhor saída. Pode parecer que você está fazendo um bom investimento e que vai ser a última oportunidade para comprar esse item, mas respire e pense muito bem antes de comprar alguma coisa. Pense nas prioridades e se seu orçamento está em dia. Caso a resposta seja não, utilizar algumas técnicas de meditação e respiração pode ajudar a não comprar nada por impulso. Reflita se realmente vale a pena se endividar comprando algo passageiro.

Juros e parcelamento

Ao comprar algo parcelado, uma pessoa que se planeja financeiramente presta atenção nos juros do cartão de crédito e da compra. É essencial ficar atento às taxas que a compra vai deixar durante todo o parcelamento.

Saiba mais

Tudo gira em torno das suas anotações e o quanto se planeja para suas compras. Uma pessoa bem resolvida financeiramente consegue organizar viagens, comprar itens com maior qualidade e respirar aos fins de semana com algum tipo de lazer.

Nosso portal também fornece dicas para sua educação financeira. Acesse nossos demais artigos!

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!