Como o uso de um CRM pode auxiliar na gestão de finanças

Como o uso de um CRM pode auxiliar na gestão de finanças

Toda empresa ou todo pequeno empreendedor sabe o quanto a gestão das finanças é importante para sobrevivência de qualquer negócio. Ainda mais no Brasil. Segundo o IBGE, cerca de 21% das empresas quebram após o primeiro ano em atividade. Ainda de acordo com o mesmo instituto, em 2020 o país fechou mais empreendimentos do que abriu pelo 5.º ano consecutivo.

Portanto, nesse cenário, é muito importante, sobretudo para os pequenos empresários, que eles utilizem de todas as maneiras para manter a boa saúde financeira de seus negócios. Para ajudá-los, o CRM é uma das ferramentas de maior evidência no mercado. Por meio dele, pequenas e grandes empresas têm a oportunidade de explorar ao máximo o potencial dos empreendimentos.

Simples e fácil de usar, o CRM é um software hospedado na nuvem que ajuda os gestores de um negócio a se relacionarem da melhor forma possível com os clientes. O que permite a eles trabalharem cada estratégia de marketing e vendas de maneira mais favorável.

Dessa forma, aumentam e muito as chances de economia de recursos, assim como também se abrem novas possibilidades para a captura de clientes. Sim, há outras maneiras sobre como um CRM pode auxiliar na gestão das finanças, mas o fato dele ajudar no aumento do faturamento já um grande diferencial para qualquer negócio.

Abaixo, em destaque, estão outros benefícios do CRM.

CONHECIMENTO DOS CLIENTES.

Para entender como identificar o perfil dos clientes influi nas finanças, nada melhor do que um exemplo. Existem 2 restaurantes, um que usa o CRM, e outro sem. O primeiro consegue analisar, por meio do software, quais são os pratos mais pedidos pelo delivery.

Além disso, ao acessar dados como nome e e-mail, o restaurante consegue utilizar a integração com ferramentas de automação de marketing para disparar e-mails personalizados para esses clientes, e ainda oferecer descontos sobre as receitas que eles mais gostam.

Por outro lado, o restau rante número 2 não tem nenhum acesso a esses dados, e tampouco consegue traçar um perfil dos seus clientes. Nessa conjuntura, é claro que o primeiro restaurante consegue, coma ajuda do CRM, proporcionar uma experiência ao cliente muito melhor.

Ao fim do dia, o restaurante que entendeu melhor a clientela foi o único capaz de elevar o faturamento. Além disso, por meio do CRM, os gestores do empreendimento podem analisar de onde veio a maior fonte de renda. Dessa forma, é possível ainda criar um planejamento financeiro a longo prazo, e assim oferecer mais segurança financeira ao empreendimento.

CAPTAÇÃO DE LEADS.

Ainda usando como exemplo os restaurantes, é interessante analisar a capacidade do CRM de atrair novos clientes para um empreendimento. Em 2020, nunca os serviços de delivery por meio de aplicativos cresceram tanto.

O principal motivo, sem dúvida, é a pandemia causada pelo novo coronavírus. Com milhões de pessoas em quarentena, a única saída desses restaurantes era impactar esses clientes usando aplicativos de mensagens e redes sociais.

Por um lado, isso ofereceu a oportunidade de alcançar novos clientes, mas também permitiu a entrada de novos concorrentes. Por isso, cada novo cliente conquistado é motivo de comemoração. Para os restaurantes que usaram um CRM, esse trabalho era facilitado pela tecnologia.

O CRM permite captar esses clientes em potencial, os chamados leads, de forma bastante simplificada. Basta que uma pessoa, interessada no produto ou no serviço de uma empresa, envie uma mensagem para um aplicativo de mensagens, como o WhatsApp.

Quando isso ocorre, automaticamente o CRM captura o cadastro desse contato e salva ele no banco de dados do software. Dessa forma, quando os gestores acessam o funil de vendas, já podem trabalhar suas estratégias de marketing e vendas para tornar esse lead em um cliente de fato.

Quanto mais clientes, maior o faturamento, e melhor se torna a situação financeira da empresa.

AUMENTO NA PRODUTIVIDADE.

Nesse caso, o famoso ditado tempo é dinheiro nunca fez tanto sentido. Afinal, quanto mais rápido for uma empresa na execução dos processos dela, mais oportunidades ela tem de economizar. Com o CRM, muitos dos trabalhos que são repetitivos, e demandam muito tempo das equipes, podem ser realizados automaticamente pelo software.

Em muitas empresas, por exemplo, é cobrado dos vendedores que eles apresentem relatórios e os números de cada cliente. Agora, com um CRM, em vez deles acessarem diversos softwares para organizar essas informações, esses profissionais podem facilmente acessar relatórios criados pelo próprio sistema, sempre com dados atualizados.

Dessa forma, quando os vendedores estão livres de realizarem essas atualizações de informações, eles têm a oportunidade de manter o foco em funções mais relevantes para o negócio da empresa onde atuam.

ROBÔ DE VENDAS.

Quando as pessoas são perguntadas sobreo que é CRM e para que ele serve, muitas delas pensam que esse software apenas atua na captação de dados sobre os clientes. Hoje, pelo contrário, ele funciona como um verdadeiro motor de vendas para uma empresa.

Nas versões mais modernas, é possível até mesmo criar um robô de vendas, conhecidos também como chatbot. Por meio dele, é possível executar diversas ações com os leads, como a solicitação de telefone para contato e e-mail, além de realizar outras tarefas no funil de vendas digital.

Portanto, O CRM pode ajudar na gestão das finanças de uma empresa não somente ao disponibilizar relatórios de vendas e gráficos de desempenho, mas também ao apontar novas alternativas de faturamento. Sem dúvida, uma ajuda e tanto, ainda mais em um cenário econômico tão instável.