Como fazer seu dinheiro sobrar no final do mês?

Como fazer seu dinheiro sobrar no final do mês?

Conseguir pagar todas as contas em dia e ainda ter dinheiro sobrando no final do mês pode parecer muito difícil. É por isso que, no artigo de hoje, vamos ajudar você com 5 dicas essenciais para fazer seu salário sobrar. Aprenda como controlar seus gastos e evitar problemas financeiros agora.

Anote todas as suas despesas

O primeiro passo para ter maior controle financeiro é pôr todas as suas despesas mensais na ponta do lápis. Anote todos os gastos, independentemente do valor, pois assim você saberá com exatidão para onde vai o seu salário. Com esse hábito, você pode identificar quais despesas são essenciais, fazer planejamentos futuros e corrigir erros no seu orçamento doméstico.

Além de registar a quantia gasta e o produto/serviço pago, anote a data em que o pagamento foi feito. Caso a compra tenha sido parcelada, ponha no papel o valor e número de parcelas e as datas de cobrança.

Tenha prioridades na hora de gastar

Registrando os seus gastos mensais, é possível classificá-los de acordo com seu nível de importância e urgência. Existem despesas que são essenciais, portanto, deixe o dinheiro destinado a elas separado todos os meses. Só depois disso, use o salário para gastos menos urgentes.

Organizar as despesas hierarquicamente permite que seu dinheiro seja gasto com mais cautela e evita dívidas futuras. Também, serve para que você analise melhor os seus gastos supérfluos. Às vezes, pode ser necessário fazer cortes no orçamento doméstico para o salário sobrar no fim do mês. Com essa estratégia, é possível diminuir gastos, sem comprometer serviços e produtos que você não pode abrir mão.

Fique atento às taxas e tarifas

Quando for contabilizar seus gastos mensais, não esqueça de incluir taxas, tarifas e juros pagos. Algumas dessas despesas podem ser reduzidas ou deixarem de existir.

Uma opção é trocar seu cartão de crédito por um sem anuidade. Pode parecer pouco, mas garante uma boa economia do seu dinheiro, principalmente, a longo prazo.

Negociar também é válido para fazer seu salário durar mais. Solicite redução ou isenção de taxas ao seu banco. Se você tiver dívidas, entre em contato com os cobradores e busque um acordo. Desse jeito, você pode limpar seu nome, conseguir descontos e evitar juros acumulados.

Esses gastos extras muitas vezes passam despercebidos, mas a diminuição deles provoca uma grande diferença no orçamento mensal.

Pesquise bem antes de fazer compras

Uma das medidas mais importantes para guardar dinheiro é comprar de maneira responsável. Não faça compras por impulso, pois isso vai ser uma dor de cabeça no fim do mês.

Também, pesquise bem sobre o produto ou serviço que você quer adquirir em diferentes pontos de venda. Pode ser que a diferença de preço seja considerável dependendo do vendedor, além da possibilidade de promoções e ofertas.

Tome cuidado com cartões de crédito

Outra dica para consumir com responsabilidade e cautela é diminuir o uso de cartão de crédito. Essa forma de pagamento é muito útil e prática, mas pode se tornar um problema.

Lembre-se que suas compras feitas com cartão devem ser condizentes com seu salário e com o quanto você pode gastar. Caso contrário, você adquire dívidas com juros muito elevados, que podem se tornar uma bola de neve, principalmente, em compras parceladas.

Gostou dessas dicas? Leia mais textos sobre controle financeiro no nosso blog e saiba como poupar e evitar gastos desnecessários.

Conheça nosso sistema online que te ajuda a administrar e controlar seu dinheiro de maneira fácil e prática.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!