Alavancagem: 4 situações que essa prática pode ser utilizada

Alavancagem: 4 situações que essa prática pode ser utilizada

Muito se fala no crescimento das empresas e do seu patrimônio, das técnicas, abordagens e ferramentas empregadas para que seja possível alcançar o patamar desejado.

Uma dessas ferramentas é a alavancagem, que pode proporcionar muitos benefícios, mas que nem sempre é entendida da maneira correta ou em sua totalidade, o que pode gerar o efeito contrário do que se espera para a organização.

Quer saber o que é e em quais situações que essa prática pode ser utilizada na sua empresa? Então, aqui é o seu lugar! Pegue um café e entre nesse universo do conhecimento que preparamos especialmente para você.

O que é a alavancagem?

Antes de tudo, é preciso que você entenda o verdadeiro conceito da alavancagem, o que vai te ajudar a entender os demais pontos que abordaremos aqui.

De maneira geral, a alavancagem é utilizar o capital de terceiros (acionistas, investidores, instituições financeiras etc.), para aumentar a rentabilidade. Isso pode ser bom e, ao mesmo tempo, ruim, afinal, acaba gerando um endividamento e, consequentemente, um passivo.

Parece ser uma atividade arriscada? É porque realmente é! Mas, se for realizado um planejamento correto e, com o devido acompanhamento, o seu empreendimento tem muito a ganhar com essa estratégia.

Situações em que aplicar a alavancagem

Agora que você já sabe o que é a alavancagem e como ela funciona, o que acha de ver as situações em que podemos aplicá-la? Alguns desses casos podem ser adotados pelo seu negócio e você verá que é possível continuar crescendo com o uso da alavancagem.

1. Compra de equipamentos

A sua empresa está crescendo, as vendas aumentando, mas os equipamentos não estão dando conta de produzir a quantidade demandada? Você pode utilizar a alavancagem para adquirir novos equipamentos e ativos para aumentar o nível de produção e, consequentemente, as vendas.

No entanto, os resultados (receitas financeiras) devem ser superiores ao custo da operação de alavancagem, bem como deve ser capaz de cobrir também os custos fixos e variáveis.

2. Contratação de mão de obra

Em muitas empresas, é comum ter os períodos de sazonalidade como, por exemplo, as festas de final de ano, datas comemorativas, férias escolares, volta às aulas e demais eventos. Nesses casos, pode haver um aumento considerável na demanda, o que leva as empresas a aumentarem a sua produção e equipes de vendas.

Para suprir essa necessidade temporária, é preciso contratar mais colaboradores, antes que esse pico de demanda ocorra.

No entanto, muitas empresas não dispõem do montante para arcar com esse custo, por isso, vão ao mercado para captar junto a terceiros o capital necessário, onde os juros envolvidos sejam menores que o retorno esperado.

3. Aumento das vendas mantendo os custos fixos

A empresa pode buscar a alavancagem na sua própria estrutura, que também é conhecida como alavancagem operacional, que consiste em aumentar a produção e as vendas mantendo os custos fixos.

Ao conseguir isso, a empresa será capaz de diluir amplamente o custo fixo do negócio que, em consequência, aumentará o lucro.

4. Alavancagem no mercado financeiro

Algumas empresas operam ativos financeiros, comprando partes de outras empresas e outros produtos que são ofertados na bolsa de valores. Para ter maior poder de aquisição, a empresa investidora pode usar a alavancagem da instituição intermediadora para aumentar o seu capital disponível.

Essa operação é muito arriscada, por isso, é fundamental analisar bem o cenário econômico e implementar estratégias de gerenciamento de risco. Devido a esse fato, é fundamental contar com um bom sistema de gestão financeira que permita analisar todo o cenário financeiro e econômico do negócio antes de começar a operar usando a alavancagem.

Mas, com os devidos cuidados a empresa vai poder operar altos volumes e, assim, maximizar os seus lucros, que poderão ser reinvestidos na sua estrutura interna.

Como você pode perceber há muitas possibilidades de utilizar a alavancagem a favor da sua empresa. Embora seja uma estratégia arriscada, ela pode gerar ótimos resultados e ajuda a equilibrar o capital de giro do seu empreendimento.

Gostou do tema abordado no artigo? Então, deixe o seu comentário e compartilhe conosco as suas experiências.