Blue chips: entenda o que são e como elas influenciam no mercado

Blue chips: entenda o que são e como elas influenciam no mercado

Blue Chips, o que isso tem a ver com o mercado financeiro? Por mais estranho que possa soar, a denominação não tem relação com tecnologia, mas está associada a empresas com altos volumes de negociação e valor de mercado da Bolsa de Valores.

Muitos investidores almejam ações Blue Chips, sabe por quê? É o que explicaremos a seguir.

O que são Blue Chips?

Para entender o que, de fato, são Blue Chips é preciso saber o que é uma ação. Trata-se de uma fração do capital social de uma empresa de capital aberto. Assim, ao comprar uma ação, o investidor se torna sócio da empresa.

Quando emitidas por empresas abertas, as ações são negociadas em mercados de balcão ou em bolsas de valores. E onde entram as Blue Chips? Estas últimas são ações ligadas a grandes empresas, renomadas e com negócio consolidado, consideradas de primeira linha.

Essa denominação tem origem nas fichas azuis dos cassinos, as mais valiosas de uma mesa de jogo. Portanto, já dá para entender por que elas são bastante desejadas pelos investidores, não é mesmo? Por serem muito valiosas e possuírem muita liquidez, como resultado, são as mais negociadas no mercado de bolsa de valores.

Apesar disso, a bolsa de valores não determina uma nomeação oficial sobre quais ações são ou não Blue Chips, estas são apenas especulativas.

Principais características das empresas com ações Blue Chips

Conforme explicado, somente as grandes empresas possuem ações Blue Chips, como as que apresentam:

- Crescimento constante;

- Forte geração de caixa;

- Alto valor no mercado;

- Boa governança corporativa;

- Distribuição de lucros;

- Boa relação com os acionistas.

Quais são as Blue Chips brasileiras?

Entre as mais famosas Blue Chips do Brasil estão:

- Petrobras, petróleo;

- Ambev, bebidas;

- Cemig, energia;

- Gerdau, siderurgia;

- Itaú Unibanco, banco;

- Bradesco, banco;

- Banco do Brasil, banco;

- Vale, mineração.

Consegue perceber algo em comum entre elas? Três são bancos e duas são companhias de destaque.

Blue Chips estrangeiras

Principais ações negociadas em outros países são as da Coca-Cola e Pepsico, multinacionais de renome em todo o mundo, assim como o Walmart, rede de hipermercados com lojas em diversos países, e a Unilever, que produz produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentícios e outros.

Qual a importância das Blue Chips para o mercado financeiro?

Por causa de sua relevância, as Blue Chips podem impactar no rumo das negociações das bolsas de valores. Isso pode ser explicado pelo fato de o principal índice da Bolsa de Valores, o Índice Bovespa no Brasil, possuir muitas dessas ações na sua carteira.

Portanto, se essas ações caem, o índice tende a cair como consequência, daí a sua importância. Quando o Ibovespa cai ou sobe em determinado dia, é provável que as ações dessas grandes empresas sejam as responsáveis. 

Procurando um Controle de Investimentos? Clique aqui e conheça agora!