Você sabia que gastos supérfluos impactam no seu controle financeiro?

Você sabia que gastos supérfluos impactam no seu controle financeiro?

Se você é adepto do “eu mereço” ou “viva o agora”, no sentido de gastar o que tem porque não sabemos o dia de amanhã, saiba que esses são alguns dos principais gatilhos mentais usados pelas empresas para gastarmos por impulso. Mas todos nós sabemos no que pode resultar quando essas compras sem necessidade acontecem de forma descontrolada.

Os gastos supérfluos, individualmente, podem parecer irrisórios em um primeiro momento, mas quando colocados na ponta do lápis normalmente surpreendem na quantidade de produtos e serviços desnecessários e o quanto aquilo impactou nas contas do orçamento pessoal.

O que são gastos supérfluos?

De forma geral, os gastos supérfluos são aqueles que não são de necessidade básica e não trazem quaisquer tipos de retorno palpável. Esse é um contexto bastante generalizado, podendo variar conforme as circunstâncias pessoais.

Talvez uma forma ainda mais simples de identificar os gastos supérfluos seja reconhecendo o que pode ser cortado da sua vida, ou do seu dia a dia, e que você não sentirá a menor falta.

Medidas apropriadas

Quem está com as finanças em ordem ainda pode se render a alguns deleites sem desequilibrar as contas, como frequentar restaurantes com mais frequência no mês, por exemplo.

Diferente de quem já está “com a corda no pescoço” e que deve evitar esse tipo de gasto, devendo ser ainda mais rígido quanto aos supérfluos.

Como enxergar a minha situação?

A forma mais eficiente para compreender as suas finanças pessoais, apesar de parecer um exagero, é listar todos os seus gastos, o que lhe trará uma visão geral das contas, mostrando como você gasta a maior parte do seu dinheiro, e o que de fato onera o orçamento. Essa análise na maioria das vezes é surpreendente, afinal, os números não mentem.

Para isso, você deve criar o hábito de registar diariamente todas as despesas em algum sistema de controle financeiro, além de registrar as receitas, a fim de fazer a relação entre as entradas e saídas de dinheiro. Com isso, você descobre se gasta mais do que ganha ou, caso contrário, quanto sobra para os supérfluos ou para atingir seus objetivos?

Qual é o seu objetivo?

Você quer economizar para fazer a viagem dos sonhos? Para poder investir e fazer o dinheiro trabalhar por você? Ou, primeiro, sair do vermelho e quitar todas as suas dívidas para uma vida mais tranquila?

Independente da sua situação atual, tenha em mente que os gastos supérfluos podem estar lhe afastando do seu objetivo, sem você perceber.

Organização e controle são a chave

Ao adotar o controle de gastos mensais na sua rotina, registrando e analisando todas as receitas e despesas, você tem acesso ao valor exato que lhe sobra no final do mês e, assim, pode calcular o quão perto você está de realizar o seu objetivo.

Se deu conta de que está longe de alcançá-lo? Essa é a hora de olhar para a seu controle financeiro e fazer um remanejamento nos gastos do dia a dia, nem que isso signifique economizar no consumo de água, energia elétrica, supermercado, e outros, sem passar aperto. Vale a pena o esforço!

Quer saber mais sobre esse assunto? Acesse o nosso site e conheça outras formas de colocar a sua vida financeira em dia.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!