Value Investing: tudo o que você precisa saber sobre esse método

Value Investing: tudo o que você precisa saber sobre esse método

Você sabia que algumas das pessoas mais ricas do mundo usam o Value Investing como estratégia de aplicação na Bolsa de Valores?

Confira a seguir todos os detalhes desse método e como começar a investir!

O que é Value Investing?

Value Investing, ou investimento em valor, em português, é uma estratégia de aplicação em ações de empresas que estão subvalorizadas no mercado. Basicamente, você investe no potencial de uma companhia comprando suas ações em baixa, esperando lucrar em longo prazo com o seu desenvolvimento.

Podemos comparar o Value Investing com produtos sazonais, como o ovo de páscoa. Próximo ao feriado, o chocolate fica supervalorizado e os preços sobem. Mas, alguns dias depois da páscoa, os preços baixam, pois a procura diminui.

Da mesma forma, os preços das ações na bolsa de valores variam todos os dias de acordo com a expectativa de mercado. Assim, os investidores em valor podem comprar ações de empresas antes de elas supervalorizarem — o que aumenta as margens de lucro em longo prazo.

Tipos de Value Investing

Contudo, o Value Investingnão se resume apenas a comprar ações baratas. Esse método possui duas abordagens:

  1. Deep Value Investing: consiste em investir em empresas bastante depreciadas, como as que estão em fase de liquidação ou recuperação judicial, por exemplo. Por ser um investimento de altíssimo risco, é necessário conhecer bem o negócio e ter base para acreditar que ele vai se recuperar.
  2. High Quality Investing: consiste em comprar ações de empresas com preços baixos, mas que possuem alta qualidade em vários aspectos, como gestão de caixa e produtos. Apesar de ser um investimento de alto risco, o High Quality Investing tem risco menor do que o Deep Value Investing, já que a probabilidade de crescimento é maior.

Quais os riscos do Value Investing?

O Value Investing é uma aplicação de alto risco, indicado para investidores agressivos. Afinal, os lucros podem ser afetados por inúmeros fatores em longo prazo, como a volatilidade do mercado, má gestão, ou simplesmente um desempenho abaixo do esperado.

De fato, o Value Investing, assim como outros investimentos de longo prazo de alto risco, pode ser bastante imprevisível. Por isso, é essencial fazer um bom estudo do negócio antes de fazer uma aplicação.

Como fazer investimentos em valor?

Value Investing é feito por meio de compra de ações na Bolsa de Valores. Basicamente, quando uma empresa quer captar recursos, ela abre uma IPO (Oferta Pública Inicial). Então, os investidores podem comprar essas ações a partir de leilões e negociá-las depois no mercado secundário.

No caso do investimento em valor, a aplicação pode ser realizada tanto na IPO, como no mercado secundário.

Entretanto, antes de investir em uma empresa depreciada é necessário fazer uma análise fundamentalista, ou seja, identificar o valor da empresa. Para isso, podem ser avaliados fundamentos como nível de atividade, tecnologia, histórico da empresa, capacidade instalada, taxa de juros, inflação, entre outros fatores.

A partir dessa análise fica mais fácil confiar no potencial do negócio e manter a calma diante das baixas e altas das ações.

Realmente vale a pena utilizar o método Value Investing?

Apesar de ser uma aplicação de alto risco, o Value Investing é um método usado por grandes investidores, como Warren Buffett, considerado o maior investidor de todos os tempos.

A estratégia de Warren Buffett é baseada no investimento em valor. Para ele, comprar ações não é apenas comprar papéis, mas sim empresas. Dessa forma, aos 30 anos ele já era milionário, e hoje é um dos homens mais ricos do mundo.

De fato, o Value Investing pode ser muito lucrativo em longo prazo!

Precisa de ajuda para administrar seus investimentos? Então, venha conhecer o Gerenciador de Investimentos do Meu Dinheiro!

Procurando um Gerenciador de InvestimentosClique aqui e conheça agora!