Truques infalíveis para a gestão financeira dos pequenos negócios

Truques infalíveis para a gestão financeira dos pequenos negócios

Ter uma boa gestão financeira é o primeiro passo para o sucesso de um pequeno negócio, por isso é vital que o responsável por este setor tenha muita disciplina, tomando todas as atitudes necessárias, a fim de fazer a sua marca crescer.

Para te ajudar nisso, separamos quatro truques, que se forem bem aplicados, com disciplina e paciência dos envolvidos, podem ser um divisor de águas para o seu empreendimento ter ou não sucesso.

Confira!

Escolha o preço certo do seu produto/serviço

Não adianta ter o menor preço do mercado, se a conta não vai fechar no fim do mês. Portanto, é muito importante saber qual o seu valor, levando em consideração todos os seus custos e gastos, mas que também dê uma margem de lucro para a empresa.

Nesse cálculo, além das suas despesas com a produção em si, também devem estar inclusos os salários dos funcionários (se houver), o quanto custa a estrutura física do empreendimento, os impostos etc.

Para chegar em um preço justo, tanto para você, quanto para o cliente. Deve-se estruturar bem os seus esforços, pensando e pesando todas as variáveis, para que o seu negócio comece e cresça de forma saudável.

Evite pegar empréstimos em bancos

Recorrer a empréstimos bancários, que por sua vez vão ser destinados ao financiamento de uma dívida, ou mesmo para o capital de giro, é um passo muito arriscado. Lembre-se que, ao pegar esse dinheiro, você estará deixando o seu negócio ainda mais custoso.

De modo geral, a única situação em que isso é menos perigoso, é em uma situação de investimento na própria marca, que tem como objetivo, ampliar ainda mais a sua receita. Mesmo assim, não deixe que os pagamentos ultrapassem o seu orçamento mensal e anual.

Seja realista na hora de fazer o orçamento

Este é um dos pilares de uma boa gestão financeira, ainda mais quando se trata de uma empresa de pequeno porte. Afinal, é nele que você vai identificar melhor qual é a sua previsão de vendas, e com isso, entender se o seu negócio vai se pagar ou não.

Quanto mais realista, melhor. Inclua todas as suas despesas, custos para fazer a sua produção, os valores envolvidos em marketing, folha salarial, impostos etc. Apenas depois disso, você poderá avaliar qual a sua previsão de vendas, para que possa chegar numa situação de lucro.

Faça isso com base em dois regimes: o de competência (que vai te dar uma visão mais realista da sua situação financeira) e o de caixa (que vai te proporcionar um panorama das suas entradas e saídas de dinheiro).

Faça um planejamento de longo prazo

Além de ter um orçamento “pé no chão”, é vital que o gestor tenha um planejamento detalhado e de longo prazo, para que todos os gastos e investimentos estejam previstos, prevendo inclusive, eventuais ganhos e perdas.

Fazendo isso, você poderá se antecipar a determinadas situações, evitando surpresas desagradáveis e dores de cabeça desnecessárias.

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