Saiba como parar de perder dinheiro com cobranças indevidas

Saiba como parar de perder dinheiro com cobranças indevidas

Você já foi cobrado por uma compra que não fez ou por uma dívida que já havia quitado? Situações como essas atrapalham o planejamento financeiro de muitas pessoas que, às vezes, acabam pagando o valor cobrado por não saber lidar com a situação.

Para ajudá-lo a parar de perder dinheiro com cobranças indevidas, preparamos algumas dicas sobre como agir nesses casos. Confira.

O que é cobrança indevida?

A cobrança indevida ocorre quando uma empresa cobra de uma pessoa um valor que não é devido por ela.

Isso se dá tanto por erros das organizações como por situações de desonestidade, em que há uma intenção da empresa em se beneficiar de forma ilícita.

Algumas situações comuns de cobrança indevida são:

- solicitação de pagamentos de dívidas já quitadas;

- cobrança das operadoras de créditos por serviços não pedidos, como seguros, por exemplo;

- cobranças adicionais de serviços bancários por meio de pacotes não solicitados;

- despesas médicas cobradas de maneira indevida pelos planos de saúde.

Mas o que pode ser feito para lidar com essas cobranças? Veja abaixo as medidas que você deve seguir para não perder seu dinheiro.

Guarde recibos e contratos

A melhor forma de evitar a perda de dinheiro em uma cobrança indevida é guardando todos os recibos de pagamentos realizados, assim como os contratos firmados.

Esse cuidado ajuda você a garantir o seu direito, já que permite comprovar que determinado pagamento foi realizado ou demonstrar que as condições de negociação com a empresa eram diferentes do que está sendo exigido agora.

Entre em contato com o cobrador

Assim que receber a cobrança e constatar que ela não é de sua responsabilidade, entre em contato com a empresa ou com o vendedor que está solicitando o pagamento.

Explique a situação e deixe claro que não reconhece a dívida cobrada, perguntando o que deve ser feito. É possível que nesse momento o credor já apresente uma solução para o problema, comprometendo-se a retirar a despesa.

Mesmo assim, é importante que você solicite e anote o número de protocolo do atendimento, além de informações como a data e o horário do contato. Isso pode ajudar na busca de uma solução alternativa caso essa não funcione.

Busque defesa nos órgãos do consumidor

Se a empresa não te oferecer uma solução ou não cumprir com o acordo feito no contato inicial, o mais indicado é buscar o auxílio dos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

Eles podem agir para que a cobrança indevida pare de acontecer ou para que o valor seja restituído, caso você já tenha pago a dívida.

Nesse caso, é possível ainda exigir a devolução do dinheiro em dobro, com juros e correção monetária, conforme o Código de Defesa do Consumidor. Para evitar essa penalidade, cabe à empresa provar que cometeu um engano justificável.

Em último caso, recorra à justiça

Nesse ponto, é bem provável que você já tenha conseguido evitar a perda do seu dinheiro ou recebido ele de volta. No entanto, caso o problema ainda persista, o melhor é levar o caso à justiça.

Você também pode pedir uma indenização por danos morais se o seu nome tiver sido negativado pela cobrança indevida em organizações de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Ninguém gosta de ser cobrado, muito menos por uma dívida que nem é sua. Por isso, não desista dos seus direitos e não perca dinheiro com cobranças indevidas.

Gostou das nossas dicas? Para saber mais sobre educação financeira, continue lendo nosso blog!