Perdeu o controle das finanças? Saiba o que fazer

Perdeu o controle das finanças? Saiba o que fazer

Os momentos de perda decontrole financeiro podem se tornar uma realidade na vida de qualquer pessoa. Entretanto, transformá-los em parte da rotina não é algo saudável, visto que pode impactar outras áreas da vida.

Portanto, uma vez que alguém se vê diante desse cenário, é interessante elaborar estratégias para conseguir retomar o controle das contas. Além disso, também é importante começar a pensar a respeito da adoção de novos hábitos, algo que tem relação direta com a disciplina financeira.

Como retomar o controle financeiro?

Primeiramente, retomar o controle financeiro de forma saudável demanda cuidado. Dessa forma, passa pelo entendimento do momento no qual o descontrole aconteceu e do que prejudicou o orçamento. Esse tipo de informação precisa ser registrado, seja por meio de aplicativos ou no papel.

De acordo com os especialistas do setor financeiro, as despesas ou dívidas de uma pessoa podem representar somente 30% do total da sua renda familiar. Então, definir o que se encaixa nessa categoria passa por uma reorganização das contas, bem como pelo entendimento do que deve ser prioritário ou não.

A seguir, alguns pontos que podem ajudar na recuperação do controle das finanças serão discutidos em maiores detalhes.

Faça um planejamento cuidadoso

Quem passa por um período de descontrole precisa começar a disciplina financeira listando todos os seus gastos. A falta de conhecimento sobre as despesas é um dos pontos que levam ao cenário descrito.

Atualmente, existem vários aplicativos e planilhas disponíveis online para auxiliar nessas questões. Portanto, a ideia é que eles sejam personalizados de acordo com a realidade de cada um, considerando despesas regulares e esporádicas.

Por fim, ao fim do mês, o levantamento deve ser analisado para que os hábitos sejam revistos.

Revise os seus hábitos

Uma vez que os padrões de gastos foram devidamente identificados, é o momento de rever hábitos nocivos que podem ter gerado o descontrole financeiro. Nesse sentido, um bom exemplo são as compras feitas com cartão de crédito.

Por se tratar de uma modalidade bastante presente no dia a dia, muitas pessoas acabam utilizando-a de forma indiscriminada. Entretanto, os juros podem gerar dívidas altas e iniciando o processo de perda do controle.

Então, deixar de usar o cartão com regularidade é um hábito a se modificar. Inclusive, ele poderia ajudar na questão do acúmulo de contas, visto que muitas pessoas optam pelo crédito também pelo parcelamento.

Evite acumular contas

Após a identificação dos problemas e da revisão de hábitos, é chegado o pagamento das dívidas. Entretanto, quitá-las surtirá pouco efeito, caso as outras sejam feitas. Assim, para recuperar o controle financeiro é primordial evitar o acúmulo de contas.

Logo, os parcelamentos devem ser deixados de lado por um tempo, especialmente em situações não emergenciais. Além disso, caso as contas em aberto sejam numerosas, é interessante ligar para as empresas e tentar negociar o valor. Durante esses acordos, é possível conseguir pagar quantias menores e ainda assim quitar a dívida.

Em casos extremos, busque ajuda profissional

Entretanto, existem cenários nos quais a situação de descontrole chega a casos extremos. Logo, o planejamento financeiro se torna uma tarefa complexa, que somente pode ser organizada por um profissional.

Portanto, quando a logística se mostrar além das suas capacidades, é interessante que quem deseja recuperar o controle financeiro procure por uma consultoria especializada, de forma a encontrar uma saída para o problema.

Saiba mais sobre planejamento financeiro lendo outros artigos do nosso blog.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!