Investimentos em renda variável vale a pena?
Renda fixa ou variável? Sem sombra de dúvida, essa é uma das perguntas mais feitas pelos investidores que se preocupam com seu dinheiro e que desejam obter uma boa rentabilidade, sem se colocar tanto em risco.
É o seu caso? Se você respondeu sim, não deixe de continuar a leitura deste conteúdo. Aqui, abordamos o que é renda variável e se vale a pena investir (nessa modalidade), para que assim tome uma decisão que o faça se sentir seguro. Veja!
O que é renda variável?
Basicamente, podemos entender a renda variável como a forma de investimento em que não é possível saber previamente quanto o dinheiro aplicado vai render. É uma forma de investimento que se diferencia, portanto, da renda fixa, cujo rendimento é previsível.
Outra característica da renda variável é que se trata de uma forma de investimento volátil, ou seja, que oscila conforme o comportamento do ativo (valorização e desvalorização no mercado). Assim sendo, podemos dizer que se trata de um tipo de investimento que oferece maior risco para o investidor.
Tipos de investimentos em renda variável
Hoje é possível encontrar várias modalidades de investimentos em renda variável, como:
• Ações
São, basicamente, as pequenas parcelas de uma empresa, as quais são negociadas na bolsa de valores, com o objetivo de gerar recursos para a companhia. Ao comprar ações de uma empresa, o investidor passa a participar do lucro e a ganhar dividendos.
• Commodities
São produtos que funcionam como matéria-prima, podendo ser produzidos em larga escala, mas sem que com isso perca a qualidade. Alguns exemplos que podemos citar nesse sentido são o café, outro, petróleo etc.
O preço de uma commodity varia conforme sua valorização no mercado.
• Fundos de investimento
Também temos os fundos de investimento como uma opção de renda variável. É uma modalidade de investimento que possibilita que o investidor aplique seu dinheiro, mas sem se preocupar com a gestão da carteira de ativos.
Os fundos são uma forma de investimento coletivo, os quais são, geralmente, gerenciados por um grupo de pessoas.
Mas, e então, vale a pena realizar investimentos em renda variável?
Como vimos, os investimentos em renda variável são voláteis, o que significa dizer que sua rentabilidade se comportará de acordo com a dinamicidade do mercado financeiro. Os ativos de renda variável sofrem oscilações diariamente, o que pode fazer você perder dinheiro. No entanto, os investimentos em renda variável também podem fazer você aumentar sua rentabilidade em médio e longo prazo.
Por isso, o importante é que você realize amplo estudo do mercado financeiro. Assim, você pode colher o máximo de informações possíveis e usá-las para basear sua decisão em investimentos de renda fixa. Por exemplo, investir em uma empresa que não respeita o meio ambiente é um risco que você deve evitar, pois, mais cedo ou mais tarde, ela poderá ser prejudicada e, assim, perder valor de mercado, o que pode repercutir negativamente em seus investimentos.
E então, o que achou deste conteúdo? Apostamos que gostou! Saiba que você pode ter acesso a diversos outros em nosso site.
Procurando um Gerenciador Financeiro? Clique aqui e conheça agora!