Importância das empresas terem uma reserva financeira
A pandemia de coronavírus veio, infelizmente, para provar que a estabilidade não existe de verdade. Mesmo as empresas mais preparadas financeiramente, precisaram se reinventar às pressas para não ver seus negócios desaparecerem, algumas até se destacaram pela velocidade de ação.
Essas que ficaram na frente, eram as que contavam com uma robusta reserva financeira, e puderam investir enquanto todos estavam preocupados com o futuro. Nenhuma crise é eterna, e é nos períodos de economia aquecida que essa área do planejamento financeiro deve ser formada, porém, é algo que precisa ser levado em conta em qualquer cenário.
Dessa maneira, criamos um conteúdo exclusivo para que você compreenda a importâncias da empresas terem uma reserva financeira. Confira!
A sua empresa possui uma reserva financeira?
Antes de mais nada é preciso diferenciar dois conceitos que muitas pessoas confundem, mas na prática não possuem nenhuma relação. O fluxo de caixa da empresa é o dinheiro que o negócio possui para quitar os seus passivos circulantes, ou as dívidas de curto-prazo, de até 12 meses.
A reserva financeira é uma quantia em dinheiro, que fica em uma área separada da empresa, de preferência investida em um produto financeiro de baixo risco, como Tesouro SELIC, que serve para emergências.
Tente lembrar como foi o mês de março de 2020, quando a pandemia foi oficialmente anunciada. Quando pensávamos que só duraria 15 dias, estava tudo bem. Porém, ao passar um mês, as empresas começaram a fechar por não ter como pagar as contas, mas algumas resistiram.
Ao final do segundo mês, o governo começou a implementar medidas de apoio às empresas, pois a catástrofe econômica já havia sido anunciada.
Se engana quem pensa que as empresas sobreviventes foram as mais inovadoras, é claro que isso ajudou, porém, quem se destacou tinha uma reserva financeira para esse cenário. Pôde investir quando os juros estavam nas mínimas históricas, uma vez que manteve as contas em dia com o caixa.
A empresa fica segura
Quem já passou por um período de endividamento na vida sabe como pode prejudicar todos os aspectos, até mesmo os relacionamentos.
Paralelamente, abrir o próprio negócio é o investimento mais arriscado, sem nenhuma garantia de sucesso. Dessa maneira, o empreendedor está sempre em risco de tomar dívidas que podem prejudicar todo o planejamento.
Quando a reserva financeira está montada e engordando, é muito mais tranquilo tomar decisões estratégicas. Há espaço para pequenos erros, e saiba, somente quem erra é capaz de inovar.
Oportunidade de investimento
Investimentos são fundamentais para o sucesso de um negócio. É preciso ter a capacidade de enxergar oportunidades e tomar decisões rápidas para garantir o crescimento e a perenidade em um mercado tão fragmentado e competitivo quanto o brasileiro.
Quem tem dinheiro reservado, pode fazer os melhores investimentos com taxas mais atrativas. Dessa maneira, a reserva financeira funciona também como uma reserva de oportunidade.
As grandes empresas já contam com melhores oportunidades devido ao seu tamanho, e as menores precisam criar as próprias vias de crescimento, portanto, precisam de segurança e um colchão financeiro que possa aparar as quedas eventuais no caminho do sucesso.
Gostou deste conteúdo? Acesse a nossa página para mais materiais exclusivos!
Procurando um Gerenciador Financeiro Empresarial? Clique aqui e conheça agora!