Gastos mensais: saiba como fazer um planejamento eficiente

Gastos mensais: saiba como fazer um planejamento eficiente

Controlar os gastos mensais é uma verdadeira dor de cabeça para quem não tem o costume ou simplesmente não consegue organizar suas próprias finanças, sejam pessoais ou corporativas (para quem é empreendedor).

Entretanto, com um bom planejamento é possível alinhar todos os gastos do mês de forma simples e ainda conseguir poupar um pouco.

Defina metas acessíveis

Antes de começar a planejar os gastos mensais, é preciso ter metas específicas e acessíveis, que servirão de incentivo para que esse planejamento persista mês a mês. Tais metas podem ser definidas a curto, médio e longo prazo, como por exemplo, poupar para fazer uma viagem ou trocar de carro, economizar para fazer uma reforma, quitar contas vencidas há muito tempo e limpar o nome.

Esses propósitos devem estar de acordo com a sua realidade, levando em consideração o orçamento mensal. A ideia aqui, ainda é evitar ao máximo recorrer a empréstimos e financiamentos, que devem ser considerados apenas em último caso, quando não há mais solução a ser considerada.

Negocie contas pendentes e atrasadas

É bastante comum que empresas forneçam meios para negociar contas atrasadas, facilitando o parcelamento de forma que você consiga pagar de acordo com a sua renda. E esta é uma excelente saída para, finalmente, quitar esses boletos que ficaram para trás.

Quanto aos boletos que vão chegar, eles são prioridade: pague-os assim que for possível, dentro da data de vencimento.

Coloque tudo na ponta do lápis (literalmente)

Escrever todos os gastos que você tem todos os meses ajuda muito no controle de gastos. Pode ser em uma planilha no computador ou num caderninho qualquer, a ideia aqui é justamente colocar no papel todas as contas, por ordem de vencimento, para que fique visível toda a movimentação do mês.

Assim, é possível se antecipar e compreender como o seu salário é gasto e o melhor: sem pegadinha no final do mês, com dinheiro sumindo sem nem saber para onde está indo.

Separe finanças pessoas do negócio

Para quem é proprietário de algum negócio, é fundamental separar as contas pessoais das contas empresariais. Misturar tudo, como se fossem partes integrantes, é certeza de você vai se perder e gastar além do necessário.

Estabeleça as contas mensais da empresa e as suas pessoais, de maneira separada e utilize o orçamento específico de cada caso para quitar as contas. Jamais tire dinheiro do bolso para pagar contas do negócio (e vice-versa).

Dicas simples que fazem toda diferença

Existem ainda algumas dicas comuns que parecem óbvias, mas que, na verdade, são fundamentais para todo o controle financeiro:

  • Monte um orçamento familiar: estabelecer um orçamento familiar é imprescindível, justamente porque facilita o controle dos gastos, determinando qual o teto máximo que pode ser gasto por mês;
  • Separe gastos necessários dos não tão necessários: gastos supérfluos precisam ser analisados com cuidado, para saber se realmente são fundamentais ou apenas compras por impulso. Os gastos necessários são aqueles boletos que não dá para fugir e, por isso, tem prioridade no controle financeiro;
  • Se preciso, faça cortes: após a análise dos gastos não tão necessários, se observar que algumas contas não fazem tanto sentido, é possível cortá-las, favorecendo a economia de dinheiro;

E se você acha difícil fazer tudo isso sozinho, a melhor alternativa é apostar em um sistema online que vai te auxiliar a colocar todas as suas despesas de maneira organizada e com fácil visualização, aprimorando seu controle financeiro e transformando suas finanças. Aproveite a leitura, entre no nosso site e conheça mais sobre essa ferramenta.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!