Fundo de investimento imobiliário: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Fundo de investimento imobiliário: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

O fundo de investimento imobiliário é uma modalidade de aplicação financeira que está se tornando cada vez mais uma aposta dos investidores. É um tipo de investimento versátil, pois serve para quem quer arrecadar dinheiro com o setor imobiliário sem necessariamente adquirir imóveis.

Caso você esteja pensando em aplicar em fundos de investimento imobiliário ou mesmo esteja apenas querendo saber mais informações sobre esse ramo da bolsa de valores, nós separamos neste texto tudo o que você precisa saber sobre o assunto e quais as vantagens desse tipo de ação.

Facilidade de compra

O fundo de investimento imobiliário (FII) funciona da seguinte maneira: o investidor que decide aplicar nesse tipo de ação compra uma “parte” de um imóvel. Isso pode ser feito pela internet, no site da corretora, evitando o tempo gasto com burocracias ao comprar um imóvel do jeito tradicional.

O FII também traz custos para quem está investindo, como a taxa de administração (para um eventual terceiro que irá administrar o valor) ou a taxa de corretagem. Mas a vantagem em relação a comprar um imóvel inteiro é economizar com tributos e com cartórios.

Diversificando os investimentos

Outro benefício de se aplicar em FIIs é a diversidade em sua carteira de investimentos que ele proporciona. Existem três principais tipos de FIIs: os fundos de investimento em títulos imobiliários, os de desenvolvimento imobiliário e os fundos de renda de aluguel.

Você tem, portanto, a opção de investir nesses diferentes tipos e arrecadar o que render de cada um. Caso você queira, também tem a praticidade de vender esses títulos e investir em outros, tornando todo o processo mais dinâmico.

Entendendo sobre o contexto financeiro

Para investir em FIIs, porém, é preciso que você esteja sempre ligado ao contexto financeiro, tanto macroeconômico em termos nacionais, quanto da região que está o imóvel que você escolheu aplicar o dinheiro.

Uma forma de fazer isso é analisar os doze últimos meses de rendimento do FII. Existem também índices que apontam sobre a rentabilidade do investimento, como o Yield e o Mensal Atual.

Ampliar os seus conhecimentos sobre gráficos também auxilia muito no acompanhamento das ações. Caso sinta que é necessário, você pode contar com a ajuda de profissionais que entendam de aplicações de mercado financeiro ou de mercado imobiliário.

Imposto de Renda (I.R.)

Mais um benefício de fazer aplicações em FIIs: é que o dinheiro recebido de rendimentos por mês não incide sobre o imposto de renda do investimento.

Apesar disso, é bom lembrar que mesmo que o I.R. não abarque a receita gerada pelos aluguéis, ainda assim, é preciso pagar uma taxa, caso você decida vender sua parte do fundo de investimento imobiliário por um valor mais alto do que o que você pagou. Nesse caso, o I.R. equivale a 20% do lucro obtido.

FIIs são mais rentáveis

Por último, outra grande vantagem do fundo de investimento imobiliário é que ele tem maior rentabilidade se comparado a uma compra normal de imóvel. Isso acontece porque geralmente os FIIs são compostos de grandes lojas e empreendimentos, como shoppings e empresas importantes e , por esse motivo, a garantia de que as ações vão render é maior.