Dicas para usar o FGTS da maneira correta
O trabalhador brasileiro conta com o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) que é recebido quando há demissão sem justa causa ou quando ha liberação do governo para fazer a economia girar. O valor consiste em pagamentos feitos pelo empregador durante o contrato de trabalho, com acréscimos proporcionais no momento da retirada.
Existem também outras situações nas quais o trabalhador pode retirar esse valor. Entretanto, a quantia de dinheiro, às vezes considerável pelo tempo de serviço, pode ser perdida em vista do mal planejamento para o dinheiro. Saiba que há formas corretas de usar esse dinheiro.
Saiba como utilizar o seu FGTS da maneira correta lendo este post!
Para o pagamento de dívidas
Pode ser uma boa ideia quitar dívidas, principalmente aquelas que têm maior juros, como os cartões de crédito. Caso o valor não seja suficiente para pagar tudo, você pode amortizar a dívida, que significa pagar o valor devido em forma de quitações periódicas na forma de um planejamento para isso.
Para entradas em financiamentos
É possível usar o valor do FGTS para financiamento habitacional, desde que o contrato do financiamento esteja enquadrado no Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Há a opção de sacar o valor do fundo de garantia para dar entrada no financiamento, facilitando, assim, àqueles que desejam a casa própria.
Amortizar um financiamento
Ainda falando sobre financiamentos, para aqueles que estão em um, existe a alternativa de amortizar a dívida. Dessa forma, dá para reduzir o prazo das parcelas ou então o valor do encargo que ainda será pago. Para a Caixa Econômica, também é possível 80% do valor da prestação ou ainda liquidar o saldo devedor total.
Fazer investimento ou reserva
Caso não haja nenhuma dívida ou financiamento, uma boa ideia é usar a quantia para investimento ou uma reserva. É preciso ter uma reserva de emergência para situações nas quais surjam gastos inesperados e essa pode ser a oportunidade para isso. Para quem deseja investir também é uma opção; basta estudar as modalidades que mais se encaixam na situação atual.
Investir no próprio negócio
Para os empreendedores, o FGTS pode ser a oportunidade de investir no próprio negócio. Utilizar o dinheiro para ser dono do próprio negócio pode ser um passo e tanto. Há ainda franquias nas quais é possível entrar com valores a partir de R$ 3.000,00 por exemplo, basta consultar aquelas associadas na Associação Brasileira de Franchising.
Veja como está a sua situação financeira atual e avalie em qual dessas situações que citamos será mais interessante usar esse valor. Para e pense primeiro para não cometer erros.
Você sabe quanto de fgts tem disponível? Use a calculadora de fgts agora!
Além disso, procure evitar a ilusão de você tem dinheiro no bolso para gastar, pois o fundo de garantia pode ajudá-lo a quitar dívidas ou ainda transformar em um investidor e isso deve a sua prioridade para manter a saúde financeira. Seja qual for a sua escolha, se for uma dessas, sem dúvida será algo que valeu a pena.
Gostou? Veja mais posts como este em nosso blog.