Dicas para quem pretende se aposentar mais cedo

Dicas para quem pretende se aposentar mais cedo

Muitos brasileiros sonham com a aposentadoria antes do tempo previsto pela Previdência Social. No entanto, as novas regras em vigor para trabalhadores ativos, e a falta de informação sobre planejamento financeiro pessoal podem atrasar os planos daqueles que pretendem se aposentar mais cedo e com tranquilidade.

A Reforma da Previdência trouxe incertezas e chamou atenção para a importância de estabelecer prioridades financeiras e fazer investimentos a longo prazo. Por isso, se você é daqueles que não sabe como gerenciar as escolhas do presente, pensando no futuro, este post é para você. Separamos 5 dicas que vão mudar a forma como você organiza seu dinheiro e se prepara para a aposentadoria. Acompanhe a leitura.

Mantenha-se informado

Antes de mais nada, vamos às novas regras sobre o regime da aposentadoria, em vigor após a Reforma da Previdência. Afinal, de nada vai adiantar você começar a economizar se não entender as exigências do governo para desfrutar do benefício. Aqui estão algumas delas:

- fixação da idade mínima para aposentadoria — 65 para homens; 62 para mulheres;

- tempo mínimo de contribuição — 20 anos para homens e 15 para mulheres do setor privado; 20 anos para homens e mulheres, servidores públicos;

- regras de transição para aqueles que estavam perto de se aposentar (antes da reforma).

Pronto! Agora que você está devidamente informado sobre a legislação, vamos às nossas dicas de ouro para quem está de olho na aposentadoria em menos tempo.

Comece a se planejar cedo

Quando se trata de investir para a aposentadoria, o quanto antes começar o planejamento, melhor. Fora o tempo de acúmulo de capital para reserva, a prática de investir regularmente desperta o interesse sobre os melhores planos de previdência disponíveis no mercado.

Lembre-se, o segredo para quem pretende se aposentar mais cedo é desenvolver responsabilidade financeira ao longo dos anos. Uma dica é criar o hábito de utilizar umsistema de controle financeiro e de orçamento mensais, que te ajudem a juntar e gastar melhor seu dinheiro.

Estabeleça metas

Sim, começar as reservas para o futuro é um ótimo começo, mas não é tudo. Antes disso, que tal definir números e prazos para garantir a eficácia de seu plano de ação?

Tenha em mente quais sãos seus objetivos de vida para quando estiver aposentado. Em seguida, faça contas. Pense em quanto tempo pretende se aposentar e como poderá economizar até lá para viver conforme as suas expectativas.

Escolha o melhor investimento para você

Uma boa opção para quem busca uma renda complementar ao benefício pago pelo INSS é investir em ações ou títulos públicos. Mais comum entre os brasileiros, a previdência privada funciona com fundo de investimento, porém requer cuidado dobrado com a taxação.

Entenda como funcionam os principais tipos de investimento.

1.Previdência Privada

Planos disponibilizados por instituições financeiras, bancos e seguradoras. Neles, você decide quanto será recolhido mensalmente para atingir determinado valor, no intervalo de tempo desejado. No entanto, as taxas elevadas cobradas por esse tipo de produto podem custar caro ao seu bolso. Esteja atento a esse detalhe.

Tesouro Direto

Programa criado pelo Tesouro Nacional que permite investir em títulos públicos. Aqui, o contribuinte faz aplicações mensais, com a vantagem de optar por títulos indexados a índices que medem a inflação, como o IPCA, protegendo seu dinheiro durante todo o período. Outra vantagem é a rentabilidade superior à da poupança.

Antes de tomar qualquer decisão, pesquise o mercado e busque ajuda de especialistas que poderão te orientar para proteger e ampliar seu patrimônio.

Repense seus hábitos de consumo

Por fim, mas não menos importante, reveja suas prioridades e comportamento de consumo. Lógico, se sua meta é começar a descansar mais cedo, você provavelmente terá que enxugar os gastos e dispensar extravagâncias. Não se trata de renunciar aos seus desejos, mas sim reavaliá-los e organizá-los por ordem de prioridade.

Lembre-se, um bom planejamento de aposentadoria é feito com calma, disciplina e muita pesquisa. Comece a juntar informações e a realizar aplicações aqui e ali, de forma regular, criando uma rotina de investimentos inteligentes. O resultado disso? A tranquilidade de se aposentar mais cedo, com conforto e segurança financeira.

Gostou deste conteúdo? Acesse nosso site e confira outros artigos sobre controle financeiro.

Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal e deInvestimentosClique aqui e conheça agora!