Dicas para manter o seu controle financeiro equilibrado

Dicas para manter o seu controle financeiro equilibrado

As o controle de finanças pessoais podem ser um grande desafio para muitas pessoas. Não é raro ver o descontrole em relação aos gastos que, às vezes, são maiores do que o dinheiro que entra com o salário. Principalmente por uma cultura que não incentiva a educação financeira, o controle financeiro de muitos acaba deixando a desejar.

A solução então é procurar por estratégias que tornem o controle das finanças mais acessível, mais fácil e que haja bons hábitos em relação ao pagamento das contas e que sobre até aquele dinheiro para uma reserva de emergência.

E se você ainda nem sabe o que é essa reserva, é sinal de que precisa de dicas para melhorar o seu controle financeiro, então veja as dicas que selecionamos neste post.

Saiba os seus gastos fixos

Antes de tudo, é preciso saber exatamente o quanto do seu dinheiro vai para gastos fixos. Isso envolve despesas essenciais, como água, energia, telefonia, alimentação, enfim, tudo que é mensal e representar uma necessidade para a sua realidade. Pode ser anotado em um caderno, uma planilha ou em aplicativos específicos para isso, que ajudam a organizar as contas.

Tenha limites para gastar o seu dinheiro

Seja por quantias separadas por mês ou por semana, procure destinar valores específicos, de preferência em porcentagem do seu salário mensal, para gastos, por exemplo, lazer. Isso ajuda a manter o controle de despesas que não sejam aquelas fixas. Assim, você pode usar o dinheiro para outras situações ou compras, mas sem sair do orçamento.

Pague as contas em dia

Parece óbvio, mas não é. Pagar as contas atrasadas pode ser um péssimo hábito para muitas pessoas. Esse costume faz com que sempre haja um gasto maior por conta de juros e multas, que em cartões de crédito podem ser enormes. Então, procure pagar sempre os seus boletos em dia, de preferência, antes do vencimento para não correr riscos.

Faça uma reserva de emergência

Outro hábito que infelizmente não é muito praticado é a programação de uma reserva de emergência. Como o seu nome já diz, ela é feita para situações emergenciais, como doenças, acidentes ou um gasto não previsto. São situações que não queremos que aconteçam, mas que devemos estar preparados para elas.

Prefira compras à vista

As compras a prazo podem ser uma grande ajuda para quem deseja comprar algo de maior valor. Entretanto, quando acumuladas essas compras podem se transformar em uma dívida estilo bola de neve, que só cresce com o passar do tempo. Então, na hora de comprar algo, prefira juntar o dinheiro e comprar à vista, isso ajuda a não adquirir uma dívida e até conseguir um desconto.

Viu como é simples organizar os seus gastos e manter um ótimo controle financeiro? A longo prazo, essas práticas se transformam em hábitos e podem manter a sua saúde financeira em dia. 

Gostou? Veja outros posts como este em nosso blog.

Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!