Derivativos: 3 dicas para investir com segurança
Se você é investidor ou deseja investir, é provável que já tenha ouvido falar a respeito do mercado de derivativos. É mais uma oportunidade para os investidores que desejam aumentar sua rentabilidade e, dessa forma, alcançar seus objetivos.
Tendo isso em mente, preparamos este conteúdo para apresentar o que é e três dicas que você pode usar para investir no mercado de derivativos com segurança. Confira!
O que é derivativo?
O Governo Federal define os derivativos como “contratos que derivam a maior parte de seu valor de um ativo subjacente, taxa de referência ou índice.”.
Destaca também que o ativo pode ser físico ou financeiro. No caso do primeiro, alguns exemplos que podemos citar são café e ouro. Já com relação ao ativo tangencial: taxas de juros, ações na bolsa de valores e títulos públicos. Ambas as alternativas podem ser negociadas tanto à vista como a prazo.
Os derivativos ainda podem ser classificados em:
• Contratos a termo: trata-se do contrato em que as partes assumem compromisso de compra e venda de um determinado item real. As partes ficam vinculadas uma à outra até que o contrato seja efetivamente liquidado.
• Contratos futuros: é uma evolução do mercado a termo. As partes se comprometem a comprar ou vender uma certa quantidade de um ativo por um valor que é estipulado para a liquidação futura, de acordo com dados do Governo Federal.
• Opções de compra e venda: já nesta alternativa, busca-se negociar o direito de compra ou venda de um ativo por um valor fixo numa data futura. Esse valor não é o preço do ativo, mas o direito de poder comprar ou vender em uma data futura.
3 dicas para investir em derivativos com segurança
Agora você sabe o que é derivativo, mas deve estar pensando: “O que fazer para investir com segurança nesse mercado?” A seguir, apresentamos três dicas que podem te ajudar nessa direção.
Veja:
1. Entenda como funciona o mercado de derivativos
Em qualquer que seja o mercado, é sempre importante entender como funciona. Por isso, como primeira dica, busque obter o máximo de informações possível sobre o mercado de derivativos.
Essa ação fará com que tome decisões consistentes, uma vez que saberá o que está fazendo.
2. Defina seus objetivos
Os investimentos em derivativos devem ser baseados em objetivos claros. Ou seja, você deve traçar objetivos que fundamentam sua decisão em investir em derivativos.
Por exemplo, o que pretende conquistar ao investir no tipo de derivativo X ou Y?
3. Fique de olho no mercado de derivativos
Por fim, fique de olho no mercado de derivativos, pois isso pode fazer com que aproveite melhor as oportunidades. Por exemplo, especulações financeiras, oscilação de mercado, entre outros comportamentos desse mercado.
Agora que você sabe o que é derivativo e conhece algumas dicas sobre como investir nesse mercado, o que está esperando para tomar uma decisão?
Você gostou deste conteúdo? Leia outros ao acompanhar as publicações em nosso
Procurando um Gerenciador de Investimentos? Clique aqui e conheça agora!
blog.