Contas digitais: dicas para não errar na hora de escolher uma para você

Contas digitais: dicas para não errar na hora de escolher uma para você

A tecnologia transformou as formas de se comunicar, trabalhar, comprar e até cuidar do dinheiro. Os bancos tradicionais, antes a única opção para realizar movimentações financeiras, ganharam a concorrência de bancos e contas digitais.

A modalidade permite que todos os serviços bancários oferecidos pela instituição sejam acessíveis online, via sites ou aplicativos.

Operações como abertura de conta, consulta de saldos e extratos, pagamento e transferências são efetuadas sem a necessidade de sair de casa, enfrentar filas ou esperar por atendimento presencial em uma agência.

Os atrativos englobam ainda a cobrança de taxas mais baixas, isenção de tarifas para diversas operações e redução da burocracia.

Em meio a tantas novidades e promessas, como saber qual conta digital é adequada para você? Confira 5 dicas para não errar na hora de escolher!

Avalie suas necessidades

Antes de pesquisar as opções oferecidas por bancos convencionais e virtuais, avalie suas necessidades, expectativas e hábitos como cliente.

Uma dica é verificar quais são os serviços essenciais para você — saques, limite ampliado, cartão de crédito internacional; o quanto pretende pagar ou economizar; e quais padrões de consumo deseja manter ou mudar.

Por exemplo, se você odeia enfrentar filas, não precisar ir ao banco para realizar transações é uma vantagem considerável. Contudo, contas digitais vinculadas a agências físicas podem ser um diferencial para quem não é adepto do atendimento 100% online.

Pesquise taxas e tarifas

Conta digital não é sinônimo de gratuidade. Portanto, para não errar na escolha, pesquise os custos com taxas de manutenção, anuidade de cartão de crédito e tarifas de serviços de cada instituição.

Devem ser observados pontos como cobrança de tarifas para transações virtuais, exigência de investimentos mínimos para acesso ao serviço ou isenção das taxas e, ainda, se o banco oferece saques gratuitos e ilimitados em caixas eletrônicos.

É imprescindível averiguar detalhes sobre as políticas de cobrança e ler com atenção os termos de uso da conta.

Compare os recursos oferecidos

Como a ideia é movimentar a conta por smartphones, tablets e computadores, outra dica importante é comparar os recursos oferecidos por cada empresa. Confira alguns:

- Controle de finanças, com gerenciamento de metas;

- Vaquinha virtual;

- Depósito de cheque por imagem;

- Plataforma de investimento;

- Pagamento por QR Code;

- Cashback (reembolso) para compras;

- Giftcards (cartões de presente).

Fique de olho na segurança

Administrar a vida financeira pela Internet exige cuidados. Antes de escolher sua conta, busque informações sobre investimentos em segurança de software de cada instituição.

Esses recursos podem incluir módulos de segurança, verificações de tokens, tecnologia de reconhecimento facial, além das políticas de privacidade dos dados.

Lembre-se: caso seja comprovado que uma falha na segurança virtual provocou prejuízo financeiro ao cliente, a empresa é obrigada a assumir a responsabilidade pelos danos.

Escute a opinião de outros clientes

Por fim, escute a opinião de quem já experimentou ou é usuário do serviço. Além de conversar com pessoas próximas, é possível visitar os perfis das contas nas redes sociais, checar as pontuações de clientes na web e pesquisar a reputação da empresa em plataformas de avaliação.

Nossas dicas foram úteis para você? Então visite nosso blog para conferir outros artigos e conteúdos!