Comportamentos que afetam sua gestão de finanças
De acordo com a SERASA, são mais de 63,4% dos brasileiros que estão endividados, e desses, 36% com dívidas abaixo de R$ 500.
Você é daquelas pessoas que sempre está se dando uma “recompensa”? Ou que gosta de gastar após uma semana de trabalho? Ou ainda, se afunda no cartão de crédito quando está triste ou muito feliz?
Mesmo que não seja, certamente conhece alguém que é assim. Existe até mesmo uma área que estuda esse tipo de situação: a economia comportamental.
Ela se encarrega de entender como os nossos hábitos e formas de pensamento influenciam a nossa vida financeira.
Com isso em mente, criamos este conteúdo exclusivo para que você conheça os comportamentos que afetam a sua gestão de finanças. Confira!
Gestão de finanças e a sua identidade
Muitas pessoas não entendem o conceito de consumismo, mas certamente você já deve ter visto ou ouvido essa palavra.
O consumismo é o conjunto de ações que são realizadas pelas pessoas com o objetivo de gerar identificação por meio das coisas que consomem. Isso é, “só sou alguém se tenho [insira aqui o seu desejo]”.
Comprar se tornou uma espécie de símbolo de status, e podemos ver isso se expressando a partir do momento em que pessoas passam a defender marcas, independente dos produtos em si.
Gastar para mostrar quem você é aos outros, é o maior veneno da sua gestão de finanças.
Imediatismo da vida
Com a informação circulando cada vez mais rápido, somos bombardeados diariamente com ofertas, anúncios e promoções.
O gatilho da urgência frequentemente é usado para nos lembrar de que tudo isso é passageiro e que, no futuro, pagaremos mais caro se não gastarmos hoje.
A melhor maneira de evitar esse tipo de gasto é pensando se você realmente precisa comprar o que acha que precisa, e principalmente, se essa é a hora certa.
Falta de planejamento
O cartão de crédito é uma excelente ferramenta para adiar gastos, porém, deve ser usada com extrema cautela.
Nesse sentido, deve-se gastar parcelado apenas quando você tem todo o dinheiro para pagar à vista. Dessa maneira, você nunca entrará em dívidas.
Tudo é uma questão de planejar os gastos com antecedência e saber porque você está comprando cada coisa.
Não possuir objetivos financeiros
Tudo na vida é pautado com base em nossos objetivos. Se você não possui nenhum, certamente deve se sentir frustrado constantemente, acreditando que não está indo para lugar algum.
O mesmo acontece com a gestão financeira. Se você não possui objetivos claros, como uma viagem em dois anos, ou abrir o próprio negócio em cinco anos, jamais conseguirá guardar dinheiro para realizar todos esses sonhos.
Enxergar o dinheiro como fim
O dinheiro não é um fim em si mesmo. Ele é feito para servir o ser humano no sentido de realizar os seus sonhos e facilitar a sua vida cotidiana.
Se você enxerga o dinheiro, por si só, como seu objetivo, começará a cortar gastos que não fazem diferença nenhuma na sua vida financeira, e continuará gastando com bens supérfluos.
O segredo está em encontrar o equilíbrio entre essas duas forças.
O Meu Dinheiro Web pode ajudá-lo a organizar a sua gestão de finanças de maneira assertiva e simplificada. Acesse a nossa plataforma agora mesmo!
Procurando um Gerenciador Financeiro? Clique aqui e conheça agora!