Como funciona e para que serve uma corretora de investimentos?

Como funciona e para que serve uma corretora de investimentos?

Investir tem se tornado uma opção cada vez mais vantajosa para os brasileiros. Segundo dados da B3, a Bolsa de Valores do Brasil, o número de investidores cresceu 38%, chegando próximo de 900 mil pessoas. Por isso, as corretoras de investimentos são procuradas para suprir essa necessidade. Mas, para que servem estas instituições e como elas funcionam?

O que são as corretoras de investimentos?

As corretoras são instituições financeiras, com um foco específico nos investimentos. Por isso, apesar de muitos bancos também fazerem a corretagem de investimentos, as empresas especializadas se focam apenas neste serviço, sem ter outros serviços que o banco oferece, como os empréstimos.

O objetivo das corretoras é fazer o intermediário na negociação dos mais diversos tipos de ativos. Por isso, são rigorosamente fiscalizadas pela CVM, Comissão de Valores Mobiliários, entidade criada especificamente para regulamentar esse tipo de atividade.

Como funcionam as corretoras?

De maneira geral, as corretoras funcionam da seguinte forma. Você completa o seu cadastro na corretora e faz uma espécie de teste para conhecer o seu perfil financeiro, respondendo algumas perguntas básicas. Qual é a sua tolerância ao risco e quais são os seus objetivos, no curto, médio e longo prazo são bons exemplos.

Além disso, você entra com as suas informações financeiras e os dados pessoais para que seu recurso fique seguro. De acordo com as normas da CVM, transferências só podem ser feitas de um CPF para o mesmo, ou seja, você só consegue tirar o dinheiro da corretora para uma conta que também seja sua. Por isso, o processo é bem seguro.

A compra de ativos

Então, com a sua conta ativa na corretora, você pode procurar ativos. Normalmente, uma das vantagens dessa opção em relação ao banco é que existe um contato um pouco mais próximo com um corretor, que irá ajudar você a escolher melhor o ativo para a sua situação e o seu perfil.

Se você é mais arrojado, ele pode recomendar algumas ações, se é moderado, os fundos de investimento são uma melhor opção e se preza pela segurança, a renda fixa é o ideal. Seja qual for o ativo, uma vez que você o compre ele faz parte da sua carteira de investimentos na conta da corretora. Então, se quiser vendê-lo ou se ele chegar à data do pagamento pode retirá-lo para sua conta ou fazer uma nova aplicação.

As vantagens da corretora

A corretora traz algumas ótimas vantagens. Por exemplo, elas costumam ter taxas mais baratas que os bancos, além de mais opções de investimentos, ou seja, como o serviço é mais focado, o leque de opções tende a ser maior.

Elas também contam com um time de economistas que busca conhecer e explorar o mercado, de modo a encontrar as melhores oportunidades para os seus clientes. Assim, mesmo quem está começando pode começar a investir com uma certa propriedade.

Escolhendo a corretora

Se você quer procurar uma corretora, existem alguns pontos importantes a observar:

  • Variedade de ativos disponíveis;
  • Taxas cobradas para investir;
  • Qualidade do atendimento;
  • Aproximação com a equipe de corretores e assessores.

O que você acha das corretoras de investimento? Elas são uma ótima forma de dar o primeiro passo, começar a investir e trabalhar para o crescimento do seu patrimônio. Quer saber mais sobre como investir e cuidar melhor do seu dinheiro? Então continue no nosso blog e leia mais!

Quer controlar investimentos? Clique aqui e conheça já.