5 dúvidas que todo investidor iniciante tem

5 dúvidas que todo investidor iniciante tem

Todo investidor que se aventura pelo mercado financeiro, certamente já teve algumas dúvidas ou incertezas sobre a sua atuação dentro do mundo das ações, fundos e títulos. Neste texto, traremos as 5 principais dúvidas e suas respostas para você que ainda está se inserindo no mercado. Confira!

Renda Fixa ou Renda Variável

Para quem já investe há algum tempo, a diferença entre títulos de renda fixa e variável parece óbvia. Porém, o investidor iniciante ainda está consolidando seus conhecimentos na área.

Renda fixa são títulos de baixo risco, com ganhos limitados e rendimento já conhecido no momento da compra. Isso inclui a dívida pública, CDBs, tesouro direto, LCA/LCI e outros.

Títulos de renda variável possuem risco maior, mas também oferecem maior chance de lucro. São ativos voláteis, cujo valor pode variar diversas vezes em um mesmo dia. O perfil de cada investidor irá definir quais títulos ele terá em sua carteira.

O que é perfil de investidor?

Dentro do mercado financeiro, existem três tipos bem definidos de investidores negociando diversos papéis: o conservador, o moderado e o arrojado. O que define o perfil de um investidor é a sua disposição para assumir riscos.

O investidor conservador quer sempre evitar o risco de perder dinheiro ou ter seu capital oscilando em quantidade. Assim, ele sacrifica suas possibilidades de grande lucro, ficando apenas com títulos de renda fixa de baixo rendimento.

O investidor moderado está disposto a correr mais riscos do que o conservador, ampliando sua possibilidade de lucros. Assim, este investidor varia a sua carteira de investimentos entre a renda fixa e a renda variável.

O investidor arrojado não se importa com a volatilidade do mercado e correm altos riscos em seus investimentos. Os investidores arrojados bem-sucedidos ganham muito dinheiro, porém, investem em títulos de renda variável que podem causar prejuízo. Por isso, ele precisa estar preparado para antecipar os movimentos do mercado.

O que são fundos de investimentos?

Os fundos de investimentos são pacotes de ativos oferecidos por instituições do mercado financeiro, na qual o investidor passa a ser proprietário de uma parcela, a qual servirá de base de cálculo para dividendos.

Este fundo pode incluir diversas ações, títulos, debêntures e outros papéis do mercado. É operado por um administrador contratado. Possui taxas de administração e incidência do imposto de renda.

O que são ações ON e PN?

Ações ON são Ordinárias e PN são Preferenciais. Uma Ação Preferencial tem prioridade e valor maior no pagamento de dividendos da empresa em relação à ação Ordinária. Por isso, costumam ter um valor maior do que as Ações Ordinárias, cuja finalidade é o controle administrativo da empresa e a liquidez da negociação no mercado (compra e venda diária do papel com a finalidade de lucrar).

Porém, em alguns casos, a ação ON se valoriza mais do que a PN. Um bom exemplo, é quando uma empresa troca de controle acionário: o grupo interessado em adquirir a maioria das ações precisará comprar ações ON de investidores minoritários. Dessa forma, o valor destes papéis decolam rapidamente com a alta demanda.

O que é Fundo Garantidor de Crédito?

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) é um mecanismo de defesa do Sistema Financeiro Nacional. Ele garante o ressarcimento de até R$ 250 mil para investidores, caso a instituição financeira venha à falência. Protegem investimentos de renda fixa como poupança, LCI/LCA, CDB e outros títulos de baixo risco.

Leia outro de nossos artigos ou acesse nosso site para saber mais!

Quer começar a Controlar Seus Investimentos? Clique aqui e comece agora!