Prioridades financeiras: como defini-las?

Prioridades financeiras: como defini-las?

Umas das estratégias mais efetivas para ter uma relação saudável com o dinheiro é saber definir as prioridades financeiras.

A forma como você lida com o dinheiro assim que ele cai na sua conta corrente diz muito sobre a sua atual situação. Apesar de educação financeira nunca ter sido algo forte na vida dos brasileiros, precisamos salientar que nunca é tarde para aprender e mudar a nossa realidade.

Normalmente, a grande maioria das pessoas primeiramente paga as dívidas ao receber o seu salário, mas será que essa é a maneira certa de administrar?

É sobre isso que vamos falar a seguir! Confira dicas de como definir suas prioridades financeiras!

Primeiramente, o que são prioridades financeiras?

A definição de prioridades financeiras pode ser algo muito particular, porque muda de acordo com o estilo de vida de cada um.

Porém, podemos entender como prioridade as contas que devem ser pagas primeiro, ou seja, aquelas até mesmo essenciais para manter a nossa vida em sociedade.

Por exemplo, a maioria vê como prioridade pagar o aluguel assim que o dinheiro fica disponível na conta. No entanto, para as pessoas que já conquistaram a sua casa própria, a prioridade financeira pode ser pagar o plano de saúde.

Portanto, as prioridades financeiras simbolizam tudo aquilo que tem extrema importância para você. A partir do momento que você as define, poderá organizar o seu dinheiro de forma mais assertiva.

Como definir as prioridades financeiras?

Veja a seguir algumas dicas para colocar em prática na hora de definir as suas prioridades relacionadas ao dinheiro:

Comece com a organização das contas

Vamos lá, responda com sinceridade, você exatamente a quantidade de dinheiro que você recebe todos os meses? E mais, sabe o quanto sai da sua conta para pagar contas, fazer mercado, lazer, comprar roupas entre outros?

Sabia que para uma vida financeira bem organizada, até o cafezinho que você toma na padaria deve entrar no seu controle financeiro? Pois é! Como vamos ter uma relação saudável com o dinheiro sem ter as contas em ordem? Portanto, essa é a primeira tarefa!

Defina metas de médio a longo prazo

Agora que você já sabe quando ganha e quanto gasta com as contas do mês, é hora de planejar e definir metas. Nossas prioridades financeiras não devem se restringir apenas em sobreviver, você merece viajar, ter lazer e comer em bons restaurantes.

Tudo isso deve ser definido em metas de médio a longo prazo, desde comprar uma calça jeans, até a troca do seu automóvel.

Pagar você deve ser prioridade

Que tal reverter a ordem e colocar você como prioridade? Antes mesmo de pagar as contas, pague primeiro a si mesmo para garantir a sua reserva financeira ou fazer investimentos.

Este pode ser um hábil difícil no começo, pois é uma quebra de paradigma em que a gente precisa mudar a mentalidade.

Crie uma lista

Defina o que é desejo e necessidade criando uma lista com todas as suas prioridades financeiras. Por exemplo: comprar um computador. Isso é urgente pois o seu atua quebrou ou pode esperar um pouco mais?

Faça isso com todos os itens da lista e, a partir daí, você terá de forma mais organizada as suas prioridades.

Use a tecnologia a seu favor

Faça tudo isso com a ajuda de um sistema online de controle financeiro, tanto para a sua pessoa física quanto para as contas da sua empresa.

É a organização e a definição de metas que vai te levar mais longe! Aproveite para conhecer o nosso sistema que vai ajudar você a fazer ocontrole financeiro!

Procurando um Gerenciador FinanceiroClique aqui e conheça agora!