Motivos para você nunca emprestar seu cartão de crédito

Motivos para você nunca emprestar seu cartão de crédito

O cartão de crédito é um instrumento que facilita muito a nossa vida e que, se utilizado de forma correta, proporciona maior planejamento financeiro e a possibilidade de comprar mais confortavelmente.

Mas alguns cuidados são muito importantes para que você não sofra fraudes, prejuízos, ou seja, vítima de ações de má-fé. Um desses cuidados é não emprestar o seu cartão de crédito para ninguém. Neste texto vamos explicar o porquê.

Bons motivos para não emprestar o seu cartão

Muito do que vamos dizer aqui você provavelmente já sabe. Mas queremos provocar esta reflexão, sobre a viabilidade de emprestar o seu cartão a outra pessoa, ainda que você goste e confie nela. Veja:

Os dados do cartão podem ficar gravados

Quando você faz uma compra pela internet, hoje existem ferramentas como o Google Pay e o Apple Pay, que armazenam as informações de compra do seu cartão. Com isso, a pessoa poderá realizar compras no seu cartão de crédito mesmo que ela já tenha devolvido o cartão físico a você.

Normalmente, estas ferramentas armazenam número do cartão, nome do cliente e data de validade. O código de segurança é a única informação que precisa ser inserida a cada nova compra. Mas dado que o código tem apenas três números, é muito fácil anotá-lo ou memorizar e utilizá-lo posteriormente.

Não precisa da senha para fazer compras online

Os sites de compra não exigem a inserção da senha para quem faz compras online. Ou seja, a pessoa para quem você empresta o cartão pode fazer compras indiscriminadamente.

Você pode pensar “mas eu vou perceber que a pessoa está fazendo compras no meu nome”. Talvez perceba! Mas vamos supor que a sua fatura venha com alto valor normalmente e a pessoa para quem você emprestou o cartão faz compras de preço baixo. Até mesmo notificações no celular podem passar despercebidas.

De fato, a vantagem é que as transações feitas com o cartão de crédito são totalmente editáveis. Se estiver acontecendo algo errado e você investigar, será fácil encontrar o erro e, a partir das compras, perceber quem é o autor das compras indevidas. Mas esta certamente é uma dor de cabeça que você não deseja ter.

Você se torna o fiador da compra de terceiros

Pensando agora sob um ponto de vista mais prático. Quando você empresta o seu cartão para um terceiro realizar transações, você está se tornando automaticamente fiador daquela pessoa.

Mesmo que o acordo de vocês seja de que ela irá pagar as parcelas adequadamente, o responsável final e legal por aquela compra é você. Em caso de calote, o prejuízo será seu, com juros e possibilidade de sujar o seu nome.

Ainda que você conheça muito bem a pessoa para quem está emprestando o seu cartão, e tenha total confiança de que aquela pessoa não fará nada de má fé, a nossa recomendação é para que você evite o empréstimo sob qualquer circunstância.

Até mesmo porque, ainda que a pessoa não tenha má intenção, ela ainda pode perder o seu cartão ou utilizá-lo de forma equivocada, levando a prejuízos. Ou, ainda, pode consumir o limite do seu cartão e você não poderá usar.

Continue acessando outros conteúdos em nosso blog e site!

Procurando um Gerenciador FinanceiroClique aqui e conheça agora!