Serasa: 5 dicas para limpar seu nome

Serasa: 5 dicas para limpar seu nome

A inadimplência é um problema que afeta milhões de brasileiros todos os anos. Estar com o nome sujo dificulta negociações futuras com empresas, abertura de empréstimos e financiamentos, aquisição de cartões de crédito etc.

Órgãos como a Serasa armazenam informações de pessoas negativadas para consulta. Ainda, indicam se seu comportamento financeiro é de risco ou não, através de pontuação (Serasa Score). No entanto, é possível solucionar esses problemas e limpar seu nome a partir de passos simples.

Confira, agora, 5 dicas de como melhorar seu histórico nos birôs de crédito e melhorar a sua saúde financeira.

Utilize o Serasa Limpa Nome

É possível negociar dívidas pela Internet, através do site Serasa Limpa Nome ou do aplicativo da Serasa. É só se cadastrar no sistema com seu CPF e outros dados pessoais e consultar suas pendências gratuitamente. Depois disso, verifique se há ofertas disponíveis para você.

São mais de 60 empresas (entre companhias de telecomunicações, instituições financeiras, universidades, lojas etc.) fazendo parte do serviço. Caso você tenha contas vencidas em alguma delas, a própria empresa oferece propostas de pagamento com descontos e parcelamentos.

Além de pessoas físicas, o Limpa Nome também pode ser utilizado por pessoas jurídicas, basta utilizar o CNPJ para cadastro, consulta e negociação. Essa opção é disponível não apenas para proprietários de empresas, mas, também, para sócios (sem limite mínimo de participação societária).

Aproveite eventos especiais como o Feirão Serasa Limpa Nome

Além do site e do app (disponíveis o ano inteiro), a Serasa promove ações gratuitas, como o Feirão Limpa Nome. Esse evento online ocorre desde 2020 e possibilita que você negocie pendências com até 99% de desconto por tempo limitado.

Assim como no serviço regular, o Feirão só oferece acordos com empresas parceiras do birô de crédito. E, também, permite o pagamento de contas do seu CNPJ.

O objetivo do Feirão é facilitar a quitação de dívidas, sem filas ou burocracia e diminuindo drasticamente seus valores acumulados. Inclusive, a ação permitiu ofertas de até R$100,00 e possiblidade de negociação pelo WhatsApp.

Porém, apesar das facilidades oferecidas atualmente, é preciso adotar algumas estratégias para limpar seu nome mais rápido e sem erros. Conheça algumas:

Pague primeiro as dívidas com menos de cinco anos

Essa dica é importante porque, depois de cinco anos, suas contas vencidas prescrevem (ou “caducam”). Isto é, deixam de constar no banco de dados da Serasa, não sendo mais visíveis para a consulta de empresas. Inclusive, essas pendências param de afetar o seu Score, já que estão fora do sistema. Então, é melhorar priorizar as dívidas adquiridas mais recentemente para deixar seu nome limpo nos birôs de crédito.

Contudo, isso não significa que você deve deixar de pagar, definitivamente, as contas que caducaram. Essas dívidas não deixam de existir e ainda afetam negociações futuras com o credor para o qual você está devendo. Portanto, pague todas as pendências com menos de cinco anos primeiro. Mas, em seguida, quite as dívidas antigas e acabe com a inadimplência de uma vez por todas.

Inclusive, é possível negociar contas vencidas que já prescreveram no Feirão Limpa Nome.

Priorize as dívidas de valor mais elevado

Além de quitar primeiro as dívidas mais recentes, preocupe-se em dar prioridade às pendências de maior valor. Isso porque, ao acumularem, essas podem provocar um efeito bola de neve, com o acréscimo de altos juros mensais.

Esse é um problema que impede que você limpe seu nome rapidamente e pode levar você a adquirir dívidas ainda maiores com empréstimos, por exemplo. Então, na hora de listar a ordem de pagamento, comece com as dívidas maiores e com menos cinco anos.

Só aceite propostas condizentes com sua situação financeira

Por fim, preste muita atenção nas ofertas e acordos que as empresas disponibilizam para você. Só aceite propostas de valores, parcelamentos e pagamentos que podem ser cumpridas dentro da sua realidade.

É verdade que, diante de dívidas, é comum que as pessoas busquem uma renda extra e façam economias. Contudo, mesmo com esse dinheiro extra ainda existem limites e, às vezes, algumas propostas de quitação não são suficientes. Por isso, busque negociações condizentes com seu orçamento e evite atrasar ou deixar os pagamentos em aberto. Lembre-se que para limpar seu nome é preciso comprometimento e seriedade.

Gostou das nossas dicas sobre como limpar seu nome na Serasa? Pois não deixe de ler outros artigos sobre controle e educação financeira no nosso blog.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!