Método 5S: como aplicar na organização financeira?

Método 5S: como aplicar na organização financeira?

Diante da popularização do método 5S, é provável que já tenha ouvido falar dele. Trata-se, basicamente, de uma filosofia que pode ser aplicada tanto na vida financeira de uma empresa como na de uma pessoa física.

De uma maneira geral, o método 5S é uma estratégia que traz disciplina, organização e segurança na gestão financeira. Você gostaria de saber como aplicar essa filosofia em sua vida financeira? Então, continue a leitura e fique por dentro do essencial sobre o tema.

O que é o método 5S e como aplicar a sua organização financeira?

Como destacamos, o 5S é um método/filosofia de administração que nasceu no Japão, o qual reúne cinco preceitos básicos para se alcançar organização não apenas nas finanças, mas em outras áreas da vida. Em termos claros, os 5S significam:

Seiri (Senso de utilização)

Em poucas linhas, este S ensina que devemos ter apenas o necessário e a quantidade certa, sem mais nem menos, pois isso pode gerar desperdício (em se tratando do primeiro caso) e, consequentemente, gasto financeiro.

Assim, na ótica financeira, este S ensina uma pessoa ou empresa a preparar seu terreno, separando o útil do inútil. Exemplo: evitar gastos desnecessários, mantendo somente os considerados fundamentais.

Seiton (Senso de organização)

Já este S é o pilar responsável pela organização dos materiais ou objetos, de maneira a fazer com que eles sejam encontrados com rapidez e segurança. O senso de organização traz praticidade e otimização na realização das tarefas no dia a dia.

No âmbito financeiro, o seiton nos permite organizar as finanças, sabendo exatamente como estamos poupando e gastando nosso dinheiro. É o senso de organização que precisamos para garantir uma vida financeira tranquila.

Seiso (Senso de limpeza)

O Seiso, por sua vez, é o responsável pela manutenção do local, de maneira a transformá-lo em um ambiente agradável para as pessoas. Como consequência, isso pode melhorar a eficiência e produtividade das operações.

A sua aplicação no âmbito financeiro pode permitir a você visualizar melhor como estão suas contas, uma vez que ele atua limpando o que pode gerar confusão em sua mente.

Seiketsu (Senso de normalização)

Fazendo parte também dos 5S, o seiketsu é o responsável pela transformação do ambiente em um local seguro e capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas que precisam dele para realizar suas atividades, sejam comerciais ou pessoais.

Em outras palavras, o seiketsu pode ajudar você a padronizar sua vida financeira, estabelecendo, por exemplo, categorias de gastos, o que pode ampliar sua visão acerca da economia que precisa fazer para alcançar seus objetivos.

Shitsuke (Senso de disciplina)

Por fim, temos o shitsuke, que é o pilar responsável pela preservação dos padrões do ambiente. Estes padrões podem ser éticos, técnicos e morais. Ensina que devemos visualizar a disciplina como algo fundamental para o nosso crescimento.

O que foi traçado em seu planejamento financeiro deve se incorporar em seu dia a dia, deixando de ser regras para se tornarem hábitos. É isso que o shitsuke ensina.

Agora que você conhece os 5S, não deixe de aplicá-los em sua organização financeira, combinado? Para ler outros artigos como este, acompanhe as publicações em nosso blog.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!