Qual a melhor forma de pagamento na hora de comprar um carro?

Qual a melhor forma de pagamento na hora de comprar um carro?

Qual é a melhor forma de comprar um carro? A resposta é depende! Tudo vai depender da sua saúde financeira atual e da maneira que mais se encaixa no seu orçamento. A partir dessa informação é possível analisar cada alternativa para compra e ver qual delas é mais interessante.

Há opções como o pagamento à vista, que pode ser interessante para aqueles que têm o dinheiro em mãos, além disso, há dentre as formas de parcelamento: cartão de crédito, consórcio, CDC e o financiamento. Dentre todas essas formas, o ideal é pensar bem antes de fazer a compra para não gerar arrependimento por não ter escolhido algo compatível com a sua situação financeira.

À vista

O pagamento à vista é para aqueles que além de terem o valor integral do carro em mãos, não estão comprometidos com outras dívidas. Isso porque o montante poderia quitar as dívidas e o carro seria outra com menos juros a pagar. Porém, se não há comprometimento desse dinheiro com nada, será interessante, além do desconto que pode ser negociado nessas situações.

No cartão de crédito

Há muitas pessoas que possuem limites altíssimos em seus cartões de créditos e esses valores tornam possível a compra do carro apenas com os cartões. Nenhum problema quanto a isso, apenas é preciso ter atenção ao pagamento das parcelas por conta dos altíssimos juros envolvidos nos atrasos das faturas.

Consórcio

O consórcio é feito por empresas cadastradas pelo Banco Central para isso. São formados grupos e, por meio de contrato, há um pagamento mensal. O carro é escolhido quando o participante do consórcio é sorteado, ou contemplado, para selecionar um veículo que seja compatível com o contrato firmado no início.

As parcelas são fixas e sofrem ajustes anuais de acordo com o IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado). Ideal para quem quer parcelamento e não tem pressa em adquirir o carro.

CDC

O Crédito Direto ao Consumidor é o conhecido Financiamento, uma das formas mais comuns de parcelamento de um carro. Ele funciona como um empréstimo da instituição financeira ao consumidor, que consegue comprar e pagar por meio de parcelamento. O carro já sai nome do comprador, porém, o valor pago acaba sendo maior devido aos juros do empréstimo.

Leasing

O consumidor nesse caso se torna o arrendatário do carro, ou seja, no Leasing o veículo permanece com o nome da instituição e o contrato funciona como um aluguel. Ao fim do pagamento, o veículo efetivamente se torna do consumidor, que ajusta a documentação para o seu nome. Os juros são menores em comparação ao financiamento.

Essas são as formas de pagamento para quem deseja comprar um carro. A melhor forma na hora de comprar o seu veículo é aquela que mais se adéqua ao seu controle financeiro. Em outras palavras, aquele pagamento que deixará o seu saldo no vermelho. Dessa forma, comprar o veículo será motivo de alegria e não simplesmente mais dívidas.

Para não ter dúvidas analise cada uma das modalidades de pagamento que informamos e seu orçamento, além de, claro, analisar nessa relação o valor e modelo de carro desejado.

Quer saber mais? Veja mais postagens em nosso blog!