Mercado fracionário: entenda o que é e como funciona investir nesse tipo de ação

Mercado fracionário: entenda o que é e como funciona investir nesse tipo de ação

Para quem está iniciando nos investimentos ou possui pouco dinheiro para investir, deve encontrar determinadas barreiras para fazer aplicações em ações. Mas, você já ouviu falar sobre o mercado fracionário? É um ótimo ambiente, principalmente para quem não tem experiência na bolsa de valores, sendo uma escola contundente.

Dessa forma, os investidores precisam entender o que é e como funciona investir nesse tipo de ação. E é disto que iremos tratar no presente artigo, abordando as características do mercado fracionário e mostrando como você pode começar a investir nesse ambiente de renda variável que pode trazer muitos ganhos e, claro, experiência.

Mercado fracionário: o que é?

Como o nome nos indica, é a capacidade de ter um local em que você pode negociar suas ações sem precisar adquirir um o lote mínimo. Este lote, nas operações convencionais, vem sempre com mínimo de 100, multiplicando-se por centenas (200, 300, e assim por diante). Já no mercado fracionário você pode comprar unidades ou dezenas de ações.

Em outras palavras, essas ações podem ser adquiridas através de pequenos valores ou para quem deseja experimentar como operar na bolsa de valores. É claro que o recomendado seja que o investidor do mercado fracionário não adquira apenas uma unidade, mais ao menos algumas, para que possa ter demonstrativos mais claros.

Como funciona investir nessa ação?

Felizmente, não há nenhum segredo para investir nessa ação. A plataforma Home Broker da corretora que você tem conta é o onde será operado o mercado fracionário como os outros tipos de ações, em lotes. E aqui ocorre toda a mágica: você seleciona o ativo que deseja comprar e no final do código insere a letra ‘F’.

Na sequência, indicam-se quantas ações quer comprar (de 1 a 99, por exemplo) e pronto, terá investido nesse mercado. Todo o processo que antes parecia restrito apenas a quem tinha muito dinheiro passa a ser acessível aos investidores que não possuem experiência ou detém pouco dinheiro para investir no mercado de ações.

Características deste mercado

Apesar de simples, o mercado fracionário é um local de investimento e, principalmente, por se tratar de renda variável, apresenta características próprias. No momento da contratação através do Home Broker é importante entender qual a liquidez da ação e sua cotação, além da taxa de corretagem recomenda-se que não seja superior a 2% do total dos aportes realizados.

Além disso, possui uma vantagem imensa: a capacidade de diversificar, ampliar e melhorar sua carteira de investimentos. Isso porque há várias opções de ações que podem ser definidas pelo investidor, o que, como dito no começo do artigo, proporciona um amplo aprendizado sobre como operar na bolsa de valores.

Uma boa preparação e entendimento sobre a renda variável te ajudam com poucos recursos, a transformar o mercado fracionário em uma ótima ferramenta para conseguir aumentar a rentabilidade. Simples e fácil, ainda há poucos brasileiros que conhecem esse modelo, ou seja, é uma possibilidade real e acessível para que mais investidores possam entrar nessa área que se bem analisada e operada, traz as melhores rentabilidades.

Veja outros artigos no nosso blog com dicas exclusivas como esta! Não deixe de conferir nosso site.

Procurando um Controle de Investimentos? Clique aqui e conheça agora!