Existe valor ideal de investimento para quem está começando? Saiba mais

Existe valor ideal de investimento para quem está começando? Saiba mais

Hoje, investir deixou de ser apenas uma opção para se tornar um estilo de vida para muitas pessoas. No entanto, é fato que muitas são as dúvidas de quem deseja investir, mas que não tem experiência alguma. Uma delas, por exemplo, é se existe valor ideal de investimento para quem está começando.

Você também guarda essa mesma dúvida? Então, não deixe de ler este conteúdo até o final. Aqui, abordamos melhor esse assunto.

O que é investimento?

Antes de tudo, cabe conceituar o que vem a ser investimento. Primeiro, é importante dizer que a palavra investimento tem diversas concepções. Investir, por exemplo, pode significar a compra de uma casa ou um carro. Mas no contexto do mercado financeiro investir é aplicar dinheiro na compra de ativos de renda fixa ou variável. Como o próprio nome já diz, investimentos de renda fixa são aqueles que possibilitam sabermos previamente o rendimento de uma determinada aplicação. Já nos investimentos de renda variável, essa informação não é precisa.

Vale acrescentar que, no mercado financeiro, podemos encontrar diversos tipos de investimentos ligados tanto à renda fixa como variável. Quanto à primeira opção, temos, por exemplo, Tesouro Direto, Poupança e Certificado de Depósito Bancário, também conhecido pela sigla CBD. No que diz respeito à segunda opção, temos ações, fundos de investimentos e fundos imobiliários.

Mas existe valor ideal de investimento para quem está começando?

A resposta para essa pergunta é não, mas isso não significa dizer que não seja algo importante. Afinal, quanto mais dinheiro você aplica, maior poderá ser seu rendimento. No entanto, como sempre dissemos, é importante saber investir para que assim você consiga obter o rendimento que deseja.

Assim sendo, não existe um valor ideal de investimento para quem está começando, todavia é importante pesquisar os preços dos ativos. Sem esse valor, você não poderá comprar os ativos e, portanto, não conseguirá maximizar seus recursos ou mantê-los, a depender de qual seja seu objetivo.

Nos investimentos de renda variável, as ações negociadas na bolsa de valores podem sofrer variações de preço. Por exemplo, se a empresa X passa a ser valorizada hoje mais do que ontem, o preço de sua ação pode subir. O contrário também pode acontecer, ou seja, quando ela é desvalorizada. Por isso, não existe um valor ideal de investimento, mas isso não significa dizer que você não deva contar com os recursos necessários para comprar os ativos que deseja, seja na modalidade variável ou fixa.

Agora que sabe dessa informação, que tal começar a se organizar para começar a investir e, assim, aumentar seus rendimentos? Uma dica que damos é: antes de realizar qualquer investimento, busque obter o máximo de informação sobre o ativo que deseja adquirir, sobretudo se ele for ligado à renda variável. Assim, você pode proteger seu patrimônio ou os seus recursos. Também busque saber o máximo sobre a empresa a que o ativo é vinculado, para conhecer sua valorização no mercado.

Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. A boa notícia é que você pode acessar outros como este acompanhando as publicações em nosso site. Por isso, não deixe de aproveitar!

Procurando um Gerenciador de InvestimentosClique aqui e conheça agora!