Equilíbrio financeiro: por que ele é tão difícil de encontrar?

Equilíbrio financeiro: por que ele é tão difícil de encontrar?

Como lidar com aquela briga de pensamentos, bem parecido como o anjinho e o diabinho, cada um de um lado falando: “Só se vive uma vez” e “Eu preciso economizar dinheiro”? A gente sabe que o equilíbrio financeiro não é nada fácil de alcançar.

Entretanto, há alguns pontos que você pode considerar na hora de fazer escolhas na sua vida e que podem ajudar você a lidar um pouco melhor com o anjinho e o diabinho financeiro que “vive dentro da sua mente”.

Por que o equilíbrio financeiro é tão importante?

Não entrando do mérito de que dinheiro traz ou não felicidade, mas no fato que dinheiro é uma ferramenta de poder e de possibilidades da nossa vida. A verdade é que precisamos, sim, de dinheiro para viver, pois trocamos vários suprimentos básicos e não básicos por dinheiro.

Equilíbrio financeiro traz também paz de espírito. Se você já gastou mais do que ganha e não sabia o que fazer para fazer essa conta, sabe do que estou falando. Falta de dinheiro causa insônia, preocupação, estresse e faz mal à saúde mental e emocional.

O auge do equilíbrio financeiro é quando você controla o seu dinheiro e não deixa que controle a sua vida. Fazer escolhas conscientes e inteligentes é um dos benefícios de quem é financeiramente equilibrado.

Por que o equilíbrio financeiro é tão difícil de encontrar?

É porque não existe uma linha física onde mostre até onde podemos ir. Além disso, o dinheiro traz muitos prazeres e sensações boas na vida. Afinal de contas, quem não gosta de comprar um carro novo ou fazer uma viagem de férias, não é mesmo? Tudo isso só é possível por causa do dinheiro.

O que podemos dizer aqui é que o primeiro passo para encontrar o equilíbrio financeiro é você conseguir zerar suas dívidas e conseguir gastar menos do que ganha todos os meses.

Depois que o controle financeiro pessoal estiver em dia, você deve focar em fazer uma reserva de emergência. Somente com a reserva de emergência feita é que você pode distribuir o dinheiro em outros prazeres secundário do dia a dia.

Reserva de emergência é o valor total de pelo menos 6 meses do seu custo de vida, caso algo inesperado aconteça, como por exemplo:

- Perda de emprego;

- Urgência relacionada a saúde de algum familiar;

- Morte;

- Etc.

Equilíbrio financeiro exige autoconhecimento

É verdade! Conhecer quais são as suas prioridades é fundamental para você fazer escolhas inteligentes na aquisição de bens e investimentos. Imagine que você nota que todos seus amigos estão trocando de carro. Entretanto, você já tem um carro que cumpre muito bem com o papel de suprir a sua necessidade neste momento.

Tomar a decisão de não trocar de carro, mesmo que você tenha o dinheiro disponível é puro autoconhecimento. Você sabe que não é isso que você precisa agora e seus objetivos são outros.

E isso vale para várias outras situações da vida. Você precisa conhecer o que é importante para você e lembrar que o prazer momentâneo, muitas vezes, nos deixa cada vez mais distante do equilíbrio e da liberdade financeira.

Nosso blog tem muitos conteúdos que o ensinam e fazem os leitores refletirem sobre como estão usando o seu dinheiro. Você é nosso convidado para explorar nossos artigos.