Diferença entre controlar ou não seu dinheiro

Diferença entre controlar ou não seu dinheiro

A educação financeira deveria estar presente dentro das salas de aula, pois saber controlar o seu próprio dinheiro oferece mais saúde, tranquilidade e segurança para nós. Se você ainda não percebeu as diferenças na vida de quem controla o dinheiro, venha com a gente neste artigo de hoje que vamos lhe mostrar.

Temos certeza que ao final deste conteúdo você estará convencido da importância de controlar o seu dinheiro e motivado a aprender sobre educação financeira.

Emergências

Uma situação de emergência que pode envolver uma doença na família, por exemplo, é uma ótima situação para analisarmos quem controla ou não o seu dinheiro.

Quem não tem uma reserva financeira sofre duas vezes, vamos lhe mostrar o porque: seja o marido, a esposa, o filho, o neto ou alguém ente amado, quando essa pessoa adoece e precisa de medicamentos caros ou tratamentos que um plano de saúde não cobre, quem não tem um bom controle das finanças não estará preparado para arcar com esse custo adicional.

Já quem tem, também sofre ao ver a pessoa amada doente, porém está mais seguro e tranquilo, pois tem, ao menos, a situação financeira mais controlada.

Você vive ou sobrevive?

Quem não tem um bom gerenciamento financeiro pessoal está sempre com a sensação de que sobrevive com todo o dinheiro que tem. Porém, se houver alguma demissão ou algum gasto extra no mês (queimou o chuveiro, estourou um cano), estará sempre que abrir mão de uma coisa para poder cobrir esse extra.

Saber para onde e como esse dinheiro está sendo gasto te ajuda nas decisões de compra, você consegue se planejar para momento especial de lazer ao mês e sabe até onde pode ir com os gastos.

Realização de sonhos

Seja algo material como comprar um carro ou uma casa ou uma experiência de vida, como fazer uma viagem internacional, por exemplo, realizar um sonho é sempre uma satisfação e um grande prazer na vida.

Com o controle das suas finanças você conseguirá realizar um sonho que exija um alto investimento, se tiver um bom planejamento. Para que um sonho seja bem alcançado, deve-se sentar, falar de números, anotar e analisar gastos, cortar os gastos extras e altos e claro, destinar uma quantia todos os meses para a realização deste sonho.

Quem tem controle financeiro consegue definir de forma clara quanto de dinheiro precisa economizar e qual é o prazo que será até a realização deste sonho. Em casos de altos investimentos, como a compra de uma casa, quem tem controle financeiro consegue se planejar para pegar um empréstimo e honrar com todas as parcelas, sem o risco de acabar endividado, pagando juros em cima de juros.

Aquela dúvida entre “vou economizar” e “só se vive uma vez” deve ser bem equilibrada para ter a consciência que alguns sacrifícios de hoje lhe trarão segurança, conforto e prazer amanhã.

Para mais assuntos sobre educação e gestão financeira, entre no nosso blog e acesse os conteúdos.

Procurando um Controle Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!