Dicas para se planejar na hora de comprar o seu primeiro imóvel

Dicas para se planejar na hora de comprar o seu primeiro imóvel

Comprar o primeiro imóvel é o sonho de muitos brasileiros. Para que a realização deste sonho não acabe em dívidas intermináveis, é necessário ter muito foco, planejamento e respeitar o potencial de compra de cada um.

Pensando em ajudar a comprar o seu primeiro imóvel, de uma forma responsável, nós separamos quatro dicas que vão lhe ajudar a fazer esse planejamento da forma correta. Confira!

Saiba quanto você precisa gastar todos os meses

Ter o controle financeiro em dia é o primeiro passo para que o planejamento da compra do imóvel seja feito com sucesso. Se você não sabe quanto precisa gastar mensalmente para viver, jamais saberá o valor que você pode investir em um imóvel.

Por isso, você deve primeiramente colocar o seu financeiro em dia, anotar todos seus gastos fixos e variáveis, reservar uma quantia para o lazer e outra para sua reserva de emergência, caso ainda não tenha uma. O que sobrar da sua renda, é o valor que você pode investir em uma parcela de financiamento.

Essa também é a hora de você perceber quais são os gastos que você tem e que sejam desnecessários para o momento. Lembra-se que economizar dinheiro é uma escolha e você terá que ao longo do mês priorizar os seus gastos. Dá para cortar a televisão a cabo e pagar somente a mensalidade da Netflix? Ou dá para baixar a sua conta de telefone ou celular? Esses pequenos cortes podem ser muito úteis na hora de aumentar as suas economias.

O imóvel cabe no seu bolso?

O mais indicado é que você tenha disponível pelo menos um terço do valor total do imóvel para você pagar à vista. Dessa forma, você conseguirá um financiamento de até 15 anos com parcelas que atinjam um valor que simule um aluguel.

Outra dica que você deve considerar, é que a parcela do financiamento não deve ultrapassar 25% da renda total da sua família.

Portanto, veja qual a quantia você tem guardada para dar à vista e veja imóveis que sejam de acordo com o valor que você possa pagar.

Você pode usar o FGTS?

Essa é uma grande ajuda que você e sua família podem ter na hora de comprar o primeiro imóvel. Dependendo do valor de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, você poderá já ter uma boa quantia adquirida para dar entrada no imóvel e fazer o financiamento.

Sempre leve em consideração essa opção, mesmo que você já tenha uma quantia guardada, é sempre válido utilizar o FGTS para pagar um valor ainda maior de entrada para diminuir o tempo e as parcelas do financiamento.

Para utilizar o FGTS você deve ter:

• Pelo menos três anos de carteira assinada;

• Não ter posse de nenhum imóvel na cidade que deseja comprar esse imóvel;

• Trabalhar ou morar na cidade onde quer comprar o imóvel;

• Não ter financiado um imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação.

Entenda o que você está pagando

Na hora de fechar um financiamento, entenda quais são os juros e taxas administrativas que você está sendo cobrado. Além disso, pense no todo. Multiplique o valor de parcelas com o número de meses que você vai pagar esse financiamento. O valor total dá muita diferença? Há outras opções com menos juros?

Não fique na primeira simulação de financiamento, faça um estudo aprofundado de todas as opções que você tem para decidir sempre pela melhor para a sua necessidade.

Gostou das nossas dicas e quer ter acesso a mais conteúdo sobre controle financeiro? Nosso blog tem conteúdos feitos especialmente para você aprender e colocar os conhecimentos em prática. Acesse nosso blog e aprenda diferentes formas de ter uma vida financeira mais equilibrada e sem dívidas!