Dicas para controlar as finanças na sua casa

Dicas para controlar as finanças na sua casa

A economia doméstica não é nada simples. As finanças pessoais são todas as informações sobre a renda e como ela é distribuída para os gastos. Poupar uma parte da renda parece ser uma tarefa impossível, mas é essencial manter fundos para qualquer imprevisto, ou até mesmo economizar para conquistar os seus objetivos. Seguindo algumas dicas consagradas pela experiência, é possível fazer com que o seu dinheiro dure mais, seja melhor aproveitado e melhor poupado.

Sistema de controle financeiro

A melhor maneira de começar um projeto financeiro, após definir a sua meta, é conhecer o movimento da sua renda. Quanto entra e sai por mês, e quais desses gastos realmente são necessários.

Todos esses dados perdem parte do significado se não forem analisados em conjunto. Você deve ter um referencial para julgar o que é necessário e o que extrapola a sua renda. Usando um sistema de controle financeiro é possível organizar essas informações de maneira intuitiva e entender que as finanças pessoais são um conjunto de gastos e lucros. Quando você colocar na tela do computador ou smartphone quais são os setores que mais gastam, você poderá pensar em maneiras de combater esse problema.

Aprenda a poupar

A parte mais difícil da economia doméstica é a de poupar, pois essa geralmente é negligenciada. Existem algumas dicas diretas que são usadas há tempos por diversas famílias que conseguiram sucesso na realização dos sonhos. Com contas básicas você irá encontrar os valores do seu orçamento.

Todo mês os gastos variam, mas existem alguns que são fixos, como juros de compras, o mercado, as contas de luz e água e o aluguel. Nunca deixe esses gastos somados representarem 30% da sua renda. Defina valores que serão poupados antes mesmo do primeiro gasto. Comece aos poucos guardando uma pequena porcentagem da sua renda, e aumente esse valor com o passar do tempo, até que a maior parte esteja sendo economizada.

Evite pagar juros

Quando se conhece todas as contas a serem pagas mensalmente, fica mais fácil saber quais são as melhores datas para efetuar os pagamentos. Evite todo e qualquer juro que possa ser cobrado. Isso vale para o cartão de crédito também. Procure não usá-lo, e se for realmente necessário, nunca ultrapasse o número de parcelas sem acréscimo. Qualquer centavo fará diferença em longo prazo.

Esteja preparado para o futuro

O futuro é incerto, a qualquer momento uma crise pode entrar no caminho ou qualquer emergência pode surgir. Nesses momentos é sempre bom ter um fundo de reserva para não passar por apertos.

Se você seguir com afinco as metas estabelecidas, as chances de ver os seus sonhos realizados aumentam enormemente. Esteja preparado para colher os lucros de uma bom gerenciamento financeira. 

Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!