A importância do planejamento e controle financeiro empresarial

A importância do planejamento e controle financeiro empresarial

Planejar é muitas vezes uma questão complicada, ainda mais quando se trata de empresas. O planejamento financeiro pode ser o motivo do sucesso ou fracasso de um negócio.

Mas será que todos pensam assim? A maioria das pequenas e médias empresas não prestam atenção no controle e gerenciamento das finanças, o que geralmente não ocasiona problemas no presente, mas poderá gerar uma grande dor de cabeça mais para frente.

Pensando nisso, trouxemos algumas informações essenciais para você elaborar um bom planejamento e controle financeiro empresarial para sua empresa. Leia abaixo e anote algumas dicas:

A importância de um bom planejamento e controle financeiro

O planejamento financeiro de uma empresa é uma questão fundamental para seu sucesso, afinal, diante de um mercado tão volátil e inconstante, prever riscos e planejar estrategicamente soluções é uma questão obrigatória.

Um plano financeiro é capaz de analisar a condição do negócio e orientar atuais e futuras decisões que afetam a empresa como um todo. Um sistema financeiro planejado poderá resguardar o negócio e não permitir que o caixa fique no vermelho.

Esse planejamento e o controle das finanças é uma questão importante para pequenas e grandes empresas, de qualquer ramo de atuação. Com ele, podemos ter uma visão clara da situação econômica da empresa e de seu mercado, sabendo como e onde investir e quanto é nossa projeção de faturamento, gastos e lucros.

Assim, o planejamento e controle financeiro de uma empresa auxiliam em decisões estratégicas de todos os setores do seu negócio, podendo oferecer visões de oportunidades para aperfeiçoar seus resultados.

Elaborando um bom planejamento

Mas como posso fazer esse planejamento e controle financeiro? Primeiramente, é necessário se atentar a situação real de sua empresa, seu posicionamento no mercado. Ter dados sobre seu público-alvo, seu tipo de serviço e de como está sua relação com os fornecedores.

Além disso, é necessário elaborar um balanço patrimonial, para observar como está a posição econômica de seu negócio. Coloque tudo em uma planilha, inclusive os gastos e ganhos futuros. Não se esqueça de gastos eventuais, como a manutenção de algum equipamento. Pense sempre no futuro. O ideal é se planejar para o ano todo, dividindo as informações mês a mês.

Com esses dados construa um demonstrativo financeiro, ou seja, um relatório contábil sobre a empresa. A partir dele, você pode projetar cenário e definir objetivos, metas, soluções e antecipar futuras dificuldades da empresa.

Sistemas online podem auxiliar no controle financeiro

Mas, e se você não é bom com números? Primeiramente, sempre existe o profissional de contabilidade para auxiliar. Além disso, há diversos sistemas e ferramentas online especializadas em planejamento e controle financeiro empresarial.

Esses sistemas concentram várias ferramentas em apenas um lugar, facilitando a vida do dono do negócio. E elas não armazenam apenas os dados, mas elaboram relatórios, projetam finanças futuras e analisam informações, otimizando o trabalho do gestor.

Nesses sistemas, como as informações estão nas nuvens, elas poderão ser acessadas em qualquer lugar, a qualquer hora, por meio do computador ou aplicativos de celulares.

Entendeu a importância do planejamento e controle financeiro? Com boa disposição, e uma ajudinha da tecnologia, você pode ser capaz de gerir e planejar o seu próprio negócio. 

Procurando um gerenciador financeiro empresarial? Clique aqui e conheça agora!