O que é o rebalanceamento de carteira e por que fazer?

O que é o rebalanceamento de carteira e por que fazer?

Muitas razões podem levar um investidor a rebalancear a carteira. No entanto, é preciso realizar essa ação com eficácia para que os planos sejam bem-sucedidos. Por esse motivo elaboramos um artigo sobre essa temática. Então aproveite a leitura!

Rebalanceamento de carteira: o que é?

O rebalanceamento de carteira é um processo capaz de alinhar as aplicações às estratégias de investimento construídas. Em alguns momentos será preciso fazer ajustes baseados no perfil do investidor. Também é importante manter o foco nos objetivos financeiros a serem alcançados.

Uma das principais metas consiste em manter a proporção adequada para os investidores. Além disso, essa técnica tende a rastrear de forma contínua a carteira e os seus resultados. Desse modo, é mais fácil entender as alterações e flutuações relativas ao movimento do mercado.

Por que fazer o rebalanceamento de carteira?

De um modo geral, o rebalanceamento de carteira oferece muitas vantagens para os investidores. Por isso ele deve ser feito de forma consciente e efetiva. Para enfatizar a explicação, listamos os principais benefícios oferecidos por esse recurso. Veja!

O rebalanceamento de carteira evita momentos inoportunos

Essa técnica evita que os investidores façam operações em ocasiões inadequadas. Até porque esse processo tende a acompanhar o movimento do mercado. Portanto, é possível conhecer as tendências e oscilações.

Com base nesse conhecimento, o investidor evitará a compra de ações com preços muito altos. Também é possível anular o impulso de vender ativos por preços baixos. Por fim, ao evitar esses erros, será possível obter resultados mais efetivos.

O investidor aproveita mais as oportunidades

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens de rebalancear a carteira se encontra na chance de aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado. Para explicar a eficácia dessa ferramenta, é possível usar o exemplo de um acontecimento recente: a pandemia provocada pela Covid-19.

Não é novidade que o surto do novo Coronavírus provocou uma queda expressiva nas ações de muitas empresas. Devido a isso, alguns investidores elaboraram um plano para obter esses ativos por meio de preços mais acessíveis. Diante disso, é possível entender que o mercado financeiro pode oferecer muitas oportunidades no decorrer do ano. Por isso, o rebalanceamento ajuda o investidor a aproveitar as movimentações, de modo a aumentar os lucros.

O investimento se torna menos arriscado

Por meio dessa técnica o investidor fraciona os riscos de forma adequada. Diante disso, é possível evitar algumas aplicações com potencial de prejudicar os futuros lucros ou reduzir os riscos do investimento. De fato, a maior parte dos investidores busca realizar práticas seguras. Por isso é muito importante se proteger na hora de investir.

O rebalanceamento de carteira é uma ferramenta muito importante para os investidores que almejam ampliar os lucros de forma saudável. Por meio dele é possível aumentar as possibilidades e prevenir os riscos. Diante disso, você poderá manter o foco nos investimentos a partir de um recurso que vem se mostrando cada dia mais promissor.